Oxum orixá feminino das águas doces, dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no Candomblé e Umbanda.

Oxum Orixá

Osun, Oshun, Ochun ou Oxum orixá feminino de grande popularidade no Brasil.

Oxum tem domínio sobre as águas doces, as cascatas, as cachoeiras e rios.

Deusa ligada a fecundidade, a gravidez. Assim; as mulheres que desejam ter filhos recorrem a Oxum com sucesso, na maioria das vezes.

Oxum tem domínio sobre o líquido amniótico, a gravidez, sobre o feto e sua proteção à criança extende-se até os 7 anos de idade, quando passa a responsabilidade ao orixá de cabeça.

Oxum é a dona do Jogo de Búzios e tem grande poder de atuação sobre diversos assuntos.

A força da palavra dita pelo filho de Oxum

Sua palavra é lei, e dizem na Umbanda, que quando um filho de Oxum fala algo, aquilo se realiza profeticamente, mais cedo ou mais tarde.

Através de mamãe Oxum; os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, sendo a deusa do amor.

Oxum atua também na vida financeira, a que se deve sua denominação de “Senhora do Ouro”, que outrora era do cobre, por ser o metal mais valioso da época.

É a Senhora da prosperidade e distribui riquezas materiais e espirituais aos filhos que a cultuam com regularidade.

Na natureza; o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais.

Características dos filhos de Oxum Orixá

Oxum é símbolo da sensibilidade e, muitas vezes; derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.

O filhos de Oxum dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocá-la, preferindo contornar as suas diferenças com habilidade e diplomacia.

São sensíveis e amorosos, sofisticados, mas; também podem ser manipuladores e vingativos.

Seus filhos e filhas são doces, sentimentais, agem mais com o coração do que com a razão e são muito chorões.

Os filhos de Oxum adoram o luxo

São extremamente vaidosos e conquistadores, adoram o luxo, a vida social, além de sempre estarem namorando.

São obstinadas na procura dos seus objetivos.

Oxum é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem as suas finalidades; atrás da sua imagem doce esconde-se uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.

Têm uma certa tendência para engordar, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles.

Gostam de festas, vida social e de outros prazeres que a vida lhes possa oferecer.

Tendência narcisista dos filhos de Oxum no amor

Filhos de Oxum podem ter uma vida sexual bastante ativa, alguns sendo até promíscuos; mas é algo que não vão deixar claro aos olhos de outras pessoas, pois detestam escândalos.

Os filhos da orixá Oxum podem apresentar um comportamento meio narcisista e não dar muito valor aqueles que estão ao seu lado, caso não os ame de verdade.

Podem ser frios como as águas geladas de uma cachoeira e não desesperarem pelas juras de amor de qualquer pessoa.

Os filhos de Oxum não gostam de se rebaixar no amor e, por mais que gostem de alguém, sua auto-estima é maior, e não vão desesperar nem praticar atos insanos por ninguém.

Compatibilidade dos filhos de Oxum no amor

As compatibilidades no amor são definidas na Umbanda através da interação entre os filhos dos orixás, o que pode facilitar ou dificultar muito os relacionamentos.

Se os orixás são inimigos no plano espiritual, o relacionamento amoroso pode passar por grandes provas para seus filhos.

Muitas vezes; basta acalmar os orixás com o trabalho espiritual correto e o relacionamento amoroso fica em paz.

Se os filhos de santo tem orixás incompatíveis, muitas vezes o trabalho espiritual feito para aproximar ou trazer o amor de volta pode não dar um resultado satisfatório, se a mãe de santo não souber conciliar os orixás regentes do casal.

Nesse caso, você deve fazer uma consulta espiritual para saber sobre o seu caso em particular.

Os filhos de Oxum pode ter maior afinidade com pessoas de Iansã, Xangô, Oxumarê, Oxalá, Exú, Ogum, Logunedé e Oxóssi.

Podem apresentar muita incompatibilidade com filhos de Nanã, Ossaim, Ewá e Obá.

Filhos intuitivos e grandes médiuns

O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado e geralmente são pessoas bastante intuitivas.

Essa é a razão de grandes mães-de-santo da Umbanda ou Candomblé, tenham sido ou sejam filhas de Oxum.

Seus filhos, quando bem orientados na espiritualidade, são capazes de transformarem-se em grandes médiuns e tem geralmente; mais de uma capacidade mediúnica.

Garra e determinação

Dona da graça e beleza, Oxun é a orixá da elegância, representada pelas mulheres que adoram as jóias e roupas caras, perfumes e tudo que o dinheiro possa comprar de melhor.

Oxum adora a riqueza, assim como seus filhos que farão de tudo para conquista-la ao longo de suas vidas; pois o que não lhes falta é garra e determinação para chegarem onde querem.

Seus filhos detestam o trabalho cotidiano doméstico e geralmente dedicam-se a ganhar dinheiro logo cedo, preferindo deixar os afazeres domésticos para os outros.

O lado profissional

Assim; podemos ver entre os filhos de Oxum grandes comerciantes, assim como profissões que exijam muito esforço de seus filhos como medicina, a engenharia, a educação, o magistério, a advocacia, etc.

Filhos de Oxum são muito dedicados ao trabalho e farão de tudo para crescer muito na vida. 

Muito comum também é ver seus filhos brilharem como artistas, atores, diretores, publicitários, pois as profissões que exigem criatividade  e envolvimento com o grande público são para os filhos dessa orixá.

Grandes feiticeiros

As pessoas regidas por Oxum tem grande poder de praticar magia, assim como são difíceis de serem enfeitiçados, pois dominam as artes mágicas como ninguém e tem dessa grande orixá um forte escudo protetor contra as feitiços em geral.

Personalidade dos filhos de Oxum Orixá em video

Carinhosos e sensíveis, os filhos de Oxum são conhecidos por chorões e outros apelidos semelhantes, por serem muito sensíveis, dramáticos e carinhosos, como uma mãe é com seus filhos.

Acolhedores e sempre dispostos a dar colo, costumam trazer também a beleza e a sensualidade das águas suaves de sua mamãe Oxum.

 Muito belos, não necessariamente no plano físico, os filhos de Oxum são carismáticos e sedutores, não é à toa que a orixá traz consigo os símbolos da espada, para defender seu povo e seus filhos, cortar os caminhos na terra para suas águas passarem e, também, do espelho, por sua vaidade e beleza.

Seus filhos são conhecidos pela beleza interior e exterior

Belíssima e de grande boca carnuda e brilhante com olhos brilhantes, aparentando sempre molhados de lágrimas, emoção e vida, assim são os filhos de Oxum: receptivos com quem chora enquanto suas emoções correm junto em lágrimas.

Cheios de esperança e de desejo, fiéis quando acreditam encontrar o verdadeiro amor e fiéis também com os verdadeiros amigos.

Busque por Mamãe Oxum e ela te atenderá quando tudo parecer perdido, quando você se sentir sem rumo, desamparado, pois, como uma mãe, ela te ensinará e te acolherá, te dará lição e te dará forças para seguir em frente, pois ela conhece seus filhos, e todos os filhos desta Terra.

Família espiritual de Oxum

Oxum é filha de Oxalá e Iemanjá.

Oxóssi aparece em diversas lendas ora como seu esposo, ora como irmão.

Oxum liga-se a Oxóssi e desse amor nasce o príncipe das matas: Logunedé.

Oxum foi a segunda esposa de Xangô, e rivaliza espiritualmente com Iansã, a predileta do “Deus do Trovão”.

Culto a Oxum Orixá

  • Dia principal de culto: Sábado
  • Comemoração Anual: 12 de Outubro e  08 de dezembro 
  • Cores: Amarelo, ouro, rosa, azul claro
  • Símbolo: Leque com espelho (Abebé)
  • Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas)
  • Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade
  • Saudação: Ora Yêyê Ô!
  • Velas: branca, rosa e azul clara
  • Oferendas: Omolocum, rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc.

Qualidades de Oxum

Seus nomes relacionam-se com a profundidade do rio.

As mais velhas ou mais antigas Oxum são encontradas nos locais mais profundos (Ibu), enquanto as mais jovens e guerreiras respondem pelos locais mais rasos.

Ex.: Osun Osogbo, Osun Opara ou Apara, Yeye Iponda, Yeye Kare, Yeye Ipetu, etc.

  • Kare – veste azul e dourado, cor do ouro. Usa um abebé e um ofá dourados.
  • Iyepòndàá ou Ipondá – é a mãe de Logunedé, orixá menino que compartilha dos seus axés. Ambos dançam ao som do ritmo ijexá, toque que recebe o nome de sua região de origem. Usa um abebé (espelho de metal) nas mãos, uma alfange (adaga), por ser guerreira, e um ofá (arco e flecha) dourado, por sua ligação com Oxóssi. É uma das mais jovens.
  • Yeye òkè
  • Iya Ominíbú
  • Ajagura
  • Ijímú
  • Ipetú
  • Èwuji
  • Abòtò
  • Ibola
  • Gama (Vodun feminino da mesma energia de Sakpatá, incorporado ao culto Yorubá através de sua concernente Oxum)
  • Oparà ou Apará – qualidade de Oxum, em que usa um abebé e um alfange (adaga) ou espada. Caminha com Oya Onira, com quem muitas vezes é confundida. Diferente das outras Oxuns por ter enredo com muitos Orixás, vem acompanhada de Oyá e Ogum.

Itan ou lenda de Oxum orixá

1. Como Oxum conquistou o poder sobre o Jogo de Búzios

Oxum andava muito interessada no oráculo que Exú possuía e, através dele, revelava o passado presente e futuro de todas as pessoas.

Então Oxum resolveu procurar Exú e pedir-lhe que a ensinasse os mistérios do Jogo de Búzios, mas Exú recusou-se e mandou Oxum embora.

Oxum enfeitiça Exú

Oxum não se deu por vencida e bolou um plano para enfeitiçar Exú, e assim arrancar dele o que ela queria; os segredos do oráculo dos orixás.

Oxum criou então um pó mágico e foi a procura de Exú. Chegando em seu reino, Oxum brinca com ele, desafiando-o a descobrir o que ela tinha entre os dedos.

Exú então; inclinou-se para ver o que havia nas mãos de Oxum, e foi quando ela soprou o pó mágico em seus olhos, cegando-o momentaneamente.

Oxum arranca os segredos do Jogo de Búzios de Exú

Exú percebeu que Oxum estava apoderando-se dos búzios e gritou em desespero: – Eu não enxergo nada, cadê meus búzios? 

Oxum fingindo preocupação, respondia: – Búzios? Quantos são eles?

Dezesseis, respondeu Exú, esfregando os olhos.

Ao que Oxum responde: – Ah! Achei um, é grande!

É Okaran, me dê ele, disse Exú. 

E Oxum diz: – Achei outro, é menorzinho!

É Eta-Ogundá, da-me aqui, retrucou Exú.

Ifá reconhece a esperteza de Oxum

Dessa forma; Oxum descobriu os segredos do Jogo de Búzios, que antes pertencia somente a Exú.

Após esse feito; Ifá, o orixá da adivinhação, reconheceu que Oxum deveria dividir o poder de leitura do Jogo de Búzios com Exú.

Assim; ele ordenou a Exú que ensinasse a Oxum todos os mistérios da arte da adivinhação.

Orações

Oração a Oxum para começar bem o dia

Reza forte para os filhos de Oxum

Senhora de incomparável beleza,

Faço esta reza forte para Minha Mãe Oxum

Abençoar meus caminhos com a beleza e a harmonia

Faço esta reza forte para que todo feitiço jogado contra mim

Retorne àquele que o enviou e não afete minha vida

Faço esta reza forte para que a fartura e a fertilidade acompanhem-me onde quer que eu vá

Proporcionando bem estar a todos que vivem ao meu redor

Faço essa reza forte a Minha Mãe Oxum 

Para que a riqueza de amizades sinceras invada minha vida trazendo felicidade a meus caminhos

Faço essa reza forte a Minha Mãe Oxun

Para pedir que esteja comigo dia e noite protegendo-me.

Ora Yê Yê Ô Oxun!

Saravá Mamãe Oxun!

Reza para todos que desejam fazer pedidos a Oxum

Oxum e o sincretismo religioso

Oxum é sincretizada com diversas Nossas Senhoras.

Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres.

No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição.

No Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Homenageada na Umbanda no dia 08 de dezembro ou 12 de Outubro.

No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição.

Participação na Comemoração Anual de Oxum

No dia 08 de dezembro, “Dia de Nossa Senhora da Conceição” realizamos a oferenda anual a Oxum.

Este é um dia muito especial para trabalhos relacionados a união de casaismatrimônio, amarração de amor, etc, pois Oxum é a deusa do amor.

Este é um dia especial também para aquelas mulheres que querem fazer trabalhos para engravidar pois Oxum preside a maternidade e o parto.

Dia ideal para os filhos de Oxum prestarem homenagens fazendo oferendas a deusa e garantirem as bençãos para o próximo ano que inicia.

Trabalhos para esta data podem ser agendados com bastante antecedência sob consulta prévia com a mãe de santo.

Jogo de Búzios para descobrir seus orixás e entidades

Se você quer descobrir orixás e entidades que acompanham você desde o nascimento, o site “Raízes Espirituais” vai revelar e ensinar como cultua-los.

  • Descobre os 3 principais orixás e como cultua-los.
  • Descobre as entidades regentes: Exú, Pombagira, Caboclo e Cabocla, Preto e Preta Velha, e como cultua-las.

Essa consulta é enviada no dia seguinte a realização feita pela mãe de santo.