Os fundamentos da justiça em Xangô

Com os raios e os trovões ele indica se uma ação foi boa ou má, assim se faz a justiça em Xangô que descarrega sua fúria sobre aqueles que cometeram falhas na terra.

Xangô, senhor dos raios e trovões
Fundamentos da Justiça em Xangô

Com raios e trovões Xangô fundamenta e aplica a justiça. Conta-se, que nas regiões africanas mais fiéis aos cultos Iorubá, quando uma casa é atingida por um raio, seu proprietário paga multas aos sacerdotes de Xangô.

Uma casa atingida por raios seria motivo de vergonha, pois é um castigo implacável de Xangô por alguma ação errada das pessoas que ali residem.

Após a cobrança desta multa aos sacerdotes de Xangô, a casa destruída é revirada em busca de pedras formadas pelo calor dos raios (pedras de raios), pois elas conteriam o “Axé de Xangô”.

Justiça em Xangô

Casa atingida pelo raio de Xangô representa castigo divino
Casa atingida pelo raio de Xangô representa castigo divino

Este é o orixá da maior integridade, é sábio e decisivo em suas colocações, o representante da justiça, simbolizada por seu machado de duas lâminas, chamado oxê, que pode cortar tanto para o lado do acusado quanto do acusador, se este fizer acusações falsas.

Em alguns momentos o machado de Xangô, era representado como um fogo sobre a cabeça, de onde concluiu-se que para provar que o transe do médium era verdadeiro, uma urna com furos e fogo era colocada sobre a cabeça deste que, se estivesse em transe real, não sentiria dor ou seria ferido.

Em algumas Casas de Umbanda o orixá é interpretado de forma distinta, principalmente em sua relação com a morte e as energias negativas, como a relação com os “eguns” (espíritos dos mortos). Alguns dizem ser este um orixá da vida, que dá seus filhos a Obaluaê quando estão prestes a desencarnar, tamanha a aversão de Xangô da morte.

Você sabe quais são seus orixás?

Jogo de Búzios antes da amarração de amor
Consulta ao Jogo de Búzios

Para saber quais são os orixás que nos governam , descobrir se existem feitiços atormentando nossa vida é preciso consultar o Jogo de Búzios.

Marque hoje mesmo sua consulta espiritual com Mãe Makena e conheça o que os orixás reservam para seu futuro.

 

Para saber mais sobre Xangô

Página consagrada ao orixá Xangô em nosso site.

Itan de Oxalá – Prisão no Reino de Oyó – Nesse itan (lenda) Oxalá é atirado na prisão por engano trazendo sérias consequências ao reino de Xangô, que descobre tudo através do oráculo dos orixás.

Homenagem a Xangô em Junho – Xangô trás em si a marca da justiça, prudência, equilíbrio, equidade de outros sentimentos que devem imperar em nós, sendo homenageado nas festas juninas.

Simpatia de Xangô para vencer uma injustiça – No mês das as comemorações dos santos católicos “São João” e “São Pedro” indicamos umaSimpatia de Xangô para vencer injustiças feitas contra você.