Oxumaré liga céu e terra

Oxumaré leva a água da terra para o céu, para que possa voltar como chuva. Ele liga os antepassados aos homens de hoje, sendo associado ao cordão umbilical.

Oxumaré homenageado em 24 de Agosto
Oxumaré homenageado em 24 de Agosto

Diz uma lenda que Oxumaré participou da criação do mundo enrolando-se ao redor da terra, reunindo a matéria e dando forma ao planeta.

Oxumaré é quem sustenta o universo, ele controla e movimenta os astros e o oceano.

Depois de criado o mundo, rastejando por ele Oxumaré desenhou seus vales e rios.

É um orixá masculino muito complexo, pois é metade do ano é macho, e a outra metade fêmea.

A dualidade em Oxumaré

Essa dualidade onipresente faz com que Oxumaré carregue todos os opostos e todos os antônimos básicos dentro de si: bem e mal, dia e noite, macho e fêmea, doce e amargo, etc.

Nos seis meses em que é uma divindade masculina, é representado pelo arco-íris e tem o poder de regular as chuvas e as secas, já que, enquanto o arco-íris brilha, não pode chover.

Ao mesmo tempo, a própria existência do arco-íris é a prova de que a água está sendo levada para os céus em forma de vapor, onde se aglutinará em forma de nuvem, passará por nova transformação e voltará à terra sob essa forma, recomeçando tudo de novo: a evaporação da água, novas nuvens, novas chuvas, etc.

Nos seis meses seguintes assume a forma feminina e se aproxima de todos os opostos do que representou no semestre anterior. É então, uma cobra, obrigada a se arrastar por terra e água, deixando as alturas para viver junto ao chão, perdendo em transcendência e ganhando em materialismo.

O Sincretismo associado a Oxumaré

Dia 24 de agosto homenageamos  Oxumaré no Dia de São Bartolomeu
Dia 24 de agosto homenageamos Oxumaré no Dia de São Bartolomeu

Dia 24 de Agosto, Dia de São Bartolomeu, santo católico ligado pelo sincretismo a Oxumaré, homenageamos este grande orixá que trás revitalização e mudanças positivas aos filhos do axé.

Aqueles que precisam de realizar bons negóciosvender ou comprar imóveis, solucionar problemas com empresas,  fechar contratos importantes, comprar ou vender bens diversos, devem recorrer ao auxílio de nosso pai Oxumarê .

Consulte-nos e deixe a fortuna e a riqueza entrarem em sua vida! Participe das homenagens clicando aqui.

Para saber mais sobre o orixá Oxumaré visite nossa página dedicada a este orixá.

Você quais orixás comandam seu destino?

Descobrir seu orixá através do jogo de búzios
Jogo de Búzios orienta sobre os caminhos a serem seguidos espiritualmente

O Jogo de Búzios é uma forma de comunicação com os orixás, onde a mãe-de-santo faz perguntas e indicada pelos orixás traz respostas a todos os assuntos, inclusive quais são os orixás regentes da pessoa, o orixá de cabeça.

Faça sua consulta com Mãe Makena para descobrir essas e outras questões ligadas a sua vida material, amorosa e espiritual através do oráculo dos orixás.