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O mês de Outubro chegou, e o site “Raízes Espirituais” faz homenagens ao orixá Irôko; e ao orixá Ossaim senhor das folhas usadas em todos os rituais da Umbanda e candomblé.
Irôko está associado na _Umbanda_ ao santo católic o “São Francisco de Assis”. Ambos são homenageados em 04 de outubro.
Orixá conhecido como Iroko, Iroco ou Roko (do iorubá Íròkò) no Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. Corresponde ao Inquice Tempo na nação Angola ou Congo, sendo considerado seu Orixá patrono.
Este orixá tem suas raízes no Candomblé, por isso é muito raro ver o c ulto a Irôko na Umbanda; pois poucas casas de culto umbandista detém os fundamentos deste orixá.
Irôko é tido como um orixá líder no mundo espiritual. Ele é representado como sendo a primeira árvore plantada no mundo, através da qual todos os orixás desceram à Terra, o que demonstra, assim, sua grande importância e liderança espiritual.
O domínio de Irôko neste mundo é a própria representação da dimensão do “ Tempo” e de carma na Umbanda. Ele rege, assim a linha cármica da existência de cada um de nós.
Assim como o orixá das doenças, Omulú-Obaluaê, que tem poder sobre a vida e a morte; Irôko-Tempo participa dos limites da existência, fazendo-nos cumprir nosso carma ao longo das encarnações.
O espírito pode desencarnar sem resolver vários problemas cármicos; no entanto, estes serão levados à prova em encarnações futuras e cabe a Irôko Tempo cobrar essas dívidas.
Seu culto está relacionado a uma árvore, a gameleira branca, e por isso está também intimamente ligado ao culto de Ossaim, o protetor e mestre do uso dos poderes das folhas.
Ossaim está associado, na Umband a, ao santo católico “São Benedito”, e ambos são homenageados em 05 de outubro.
O orixá Ossaim é senhor das ervas medicinais e litúrgicas, detentor do axé das folhas; sendo assim, até mesmo os orixás devem a ele reverência, pois não podem privar-se do uso das plantas e ervas de Ossaim.
Sua importância é primordial tanto no culto umbandista quanto no Candomblé, pois não se realiza nenhuma cerimônia sem sua interferência e assistência.
Tamanha é a sua influência, que as folhas de Ossaim se fazem necessárias, não só nos rituais e nas curas, mas também até na adivinhação.
A morada de Ossaim é a mata, a floresta, pois é o lugar onde as folhas crescem abundantes em seu estado mais puro, sem a interferência humana.
Por isso, quando se adentra uma mata ou floresta para extrair dela qualquer coisa; devemos antes deixar à sua entrada uma oferenda a Ossaim, como alho, fumo, ou mesmo uma bebida, para, assim, pedir licença e ter sua permissão de tirar elementos da mata.
Com sua benção, pode-se, então, entrar nas matas, sabendo ter a proteção para caminhar e com a confiança de que encontraremos o caminho de volta.
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