Quem é Ewá?

Quem é Ewá?
Quem é Ewá?

 

Ewá, orixá do rio Yewa, que fica na antiga tribo Egbado (atual cidade de Yewa) no estado de Ogun na Nigéria. Orixá identificada no Jogo de Búzios pelo odú obeogundá.

Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos lhe concedeu por esta razão é sincretizada com Santa Luzia.

Uma característica marcante de Ewá é não subir a cabeça de homens sendo um orixá feito somente em filhos de santo mulheres.

Usa como insígnias a âncora e a espada, ofá que utiliza na guerra ou na caça, brajás de búzios, roupa enfeitada com ikó (palha da costa) tingida. Gosta de pato, também de pombos, odeia galinhas que é seu grande ewó (proibição).

Culto a Ewá

Orixá EwáDia da semana: terça-feira

Cores: Vermelho Vivo, Coral e Rosa

Símbolos: Ejô (cobra) e Espada, Ofá (lança ou arpão)

Elementos: Florestas, Céu Rosado, Astros e Estrelas, Água de Rios e Lagoas

Domínios: Beleza, Vidência (sensibilidade, sexto sentido), Criatividade

Saudação: Ri Ro Ewá!

 

Gostaria de saber mais?

O 6º sentido no Culto de Ewá – O 6º sentido é um presente da senhora da vidência que dá a seus filhos este dom, e é homenageada em 13 de dezembro, quando temos o culto de Ewá na Umbanda.

Sagrada família da orixá Ewá – A sagrada familia da orixá Ewá é composta dos mais antigos orixás da Umbanda, sendo esta orixá associada a Santa Luzia pelos dons da clarividência.

Do nevoeiro surge Ewá – Regente das neblinas e nevoeiros, Ewá é a orixá feminina clarividente associada pelo sincretismo católico a Santa Luzia, homenageada em 13 de dezembro.

Saiba mais sobre Ewá em nossa página dedicada a esta orixá.