Quem é o Orixá Logunedé, o Príncipe das matas e dos rios?

O Orixá Logunedé, também conhecido como Logum Edé, é um orixá africano que na maioria dos mitos costuma ser apresentado como filho dos Orixás Oxum e Oxóssi.

Segundo as lendas, vive seis meses nas matas, caçando com Oxóssi. Outros seis meses, vive nos rios pescando com Oxum. Simultaneamente caçador e pescador, Logunedé é o herdeiro dos axés de Oxum e Oxóssi que se fundem e se mesclam como mistério da criação.

Logunedé representa o encontro de naturezas distintas sem que ambas percam suas características. Se Oxum confere a Logunedé axés sobre a sexualidade, a maternidade e a pesca, de Oxóssi ele herda os axés da fartura, da caça, da habilidade, do conhecimento. Carrega as ferramentas de seu pai, o Ofá, e a de sua mãe, o Espelho.

Amado, doce e respeitado, Logunedé tornou-se o príncipe das matas e dos rios, e de tudo que alimenta os homens, como as plantas, peixes e outros animais. É, por isso, considerado o dono da riqueza, da fartura e da beleza masculina.

Essa característica de unir o feminino de Oxum ao masculino de Oxóssi, muitas vezes o leva a ser representado como uma criança, um menino pequeno ou adolescente, formando mais uma tríade sagrada na História das religiões. Sendo símbolo da pureza, muitas vezes Logunedé também é visto como um ser andrógino. Pelo contrário, Logunedé não é de características masculina e feminina, não é bissexual.

Na verdade, possui uma grande relação com Oxum, sua mãe, e com Oxóssi, seu pai. Traz consigo a personalidade desses dois Orixás e algumas características marcantes. Porém, nada que o transforme em um hermafrodita que durante seis meses é masculino e seis meses é feminino, como algumas pessoas dizem e teimam em atribuir-lhe características homossexuais.

Existem templos para Logunedé em Ilesa, seu lugar de origem. Em alguns itans locais, é citado como um corajoso e poderoso caçador, com coragem relacionada à de um leopardo, casado com três esposas.

De culto diferenciado e totalmente ligado ao culto a Oxum, é um orixá de extremo bom gosto. Seus objetos devem permanecer junto aos assentos de Oxum e, sempre quando agradado, devemos agradar sua mãe. Sendo muito vaidoso, tem predileção pelo dourado.  É considerado o mais elegante de todos os orixás.

Dia 19 de abril comemoramos na umbanda o “Dia de Logunedé ”. É sincretizado pela igreja Católica como “Santo Expedito“. Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Pouco se sabe sobre a vida de Santo Expedito. Não se conhece nem onde foi sepultado, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu.

Contudo, formou-se um folclore ao redor de Santo Expedito e ele tornou-se objeto de grande devoção popular. Em muitos países, é adorado como o santo das causas urgentes.

Dias da semana: quinta-feira e sábado.

Cores: azul turquesa e amarelo ouro.

Domínios: margens dos rios, várzeas, cachoeiras, cursos de água, florestas e matas.

Oferendas: papa de milho com coco, milho cozido com feijão fradinho, ipeté, papa de coco, etc.

 

Saiba mais sobre o Orixá Logunedé

Obrigação anual de Logunedé-2017 – Neste ano, faremos Obrigação anual de Logunedé-2017 no dia 19 de abril, às 21 horas, participe e receba as graças deste orixá. Veja como enviar seus pedidos.

Características filhos de Logunedé – Filhos de Logunedé – Logunedé é o orixá da pesca e caça, dons herdados de seus pais Oxum e Oxóssi.

Culto a Logunedé na quinta-feira – Nesta quinta-feira iremos falar sobre o culto a Logunedé, filho querido de Mamãe Oxum e Papai Oxóssi, orixá que divide a regência deste dia com os Caboclos, Oxóssi e Ossaim.

 

JÁ SABE QUAIS SÃO SEUS ORIXÁS?

Jogo búzios e tarô nas consultas espirituais

Jogo búzios e tarô nas consultas espirituais

Se você ainda não sabe quais são os orixás que regem seus caminhos, faça uma consulta em nosso site e descubra quais os orixás e entidades que ajudam em sua proteção desde de seu nascimento.