Quem foi Doum? O misterioso irmão de São Cosme e Damião

Quem foi Doum? Há diversas lendas que tentam explicar quem foi ele. Mas em todas elas, Doum aparece como irmão de São Cosme e Damião.

Quem foi Doum?

Quem frequenta as famosas festas de Ibejada nos terreiros de Umbanda e Candomblé, certamente já ouviu pontos cantados em que, além de São Cosme e Damião, exaltam e homenageiam também a Doum. Mas poucas pessoas sabem algo da história deste personagem.

Pouco se sabe a respeito de Doum, a não ser por algumas lendas. Em todas as lendas conhecidas, Doum é citado como sendo irmão de São Cosme e Damião. No entanto, algumas das lendas o consideram um terceiro gêmeo de Cosme e Damião; enquanto em outras, Doum é considerado um irmão mais novo de Cosme e Damião.

Sabe-se que São Cosme e Damião eram de família nobre e cristã, de origem árabe. Mas, visto que não se tem muitos registros a respeito da verdadeira história de São Cosme e Damião, não se sabe qual das lendas sobre Doum é a correta.

Como Doum foi importante na trajetória de São Cosme e Damião?

Segundo as lendas sobre esses dois Santos católicos, sincretizados com os Ibejis da Umbanda, seu irmão Doum foi determinante para que eles decidissem se tornar médicos. Seja gêmeo ou irmão mais novo, conta-se que Doum faleceu por doença e por falta de médicos que pudessem tratá-lo e curá-lo o que levou seus irmãos a estudar e se formar em medicina para levar tratamento e cura a quem necessitava.

Além de praticar a medicina por caridade, esses dois santos católicos dedicaram sua vida a espalhar as palavras de amor e caridade de Cristo. Isto, porém, lhes rendeu uma cruel perseguição que culminou com sua morte em 27 de setembro, por volta do ano 300 DC.

Contam as lendas, que, mesmo após suas mortes, São Cosme e Damião fizeram várias aparições; a várias crianças que passavam por tristezas, sofrimentos, problemas de saúde, levando, assim, alegrias e cura a essas crianças. A trajetória de uma vida dedicada à caridade e à disseminação das palavras de Cristo; além das histórias aparições pós morte e de curas milagrosas, levou a Igreja Católica a considerá-los Santos.

Na Umbanda, São Cosme e Damião São muito amados e têm suas homenagens sempre em 27 de setembro, juntamento com Erês e ibejis. Nesta data, as casas de Axé realizam sua obrigações anuais com as Crianças da Umbanda, servem as comidas preferidas de cada Erê e são realizados todo tipo trabalho, em todos os níveis de energia. Ajudam, assim, a todos os filhos e frequentadores da casa de axé a resolverem todo tipo de questão. São as entidades mais poderosas quando o assunto é limpeza espiritual e quebra de feitiço, mas ajudam em quase todas as áreas, seja no lado amoroso, financeiro, família, etc..

Saiba mais

Obrigação Anual para os Erês da Umbanda – A Obrigação Anual para Cosme e Damião; realizada no dia 27 de setembro, são feitos trabalhos para os Erês da Umbanda; trazerem fartura e alegrias à sua vida. Participe!

Trabalhos de prosperidade e abertura financeira com Erês e Ibejis; – Trabalhos de prosperidade e abertura financeira com Erês e Ibejis; são bastante poderosos e podem trazer resultados rápidos e satisfatórios.

Adoçamento amoroso com Erês e Ibejis na Umbanda; – O Adoçamento amoroso com Erês e Ibejis na Umbanda tem como principal foco; a melhoria de uma relação já desgastada ou a retomada de uma relação interrompida.

Faça sua consulta ao Jogo de Búzios

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise dos problemas que enfrenta em sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato