Quem são os Caboclos conhecidos como Boiadeiros da Umbanda?

Caboclos Boiadeiros são espíritos que se manifestam na Umbanda e fazem parte da Linha dos Caboclos, sendo uma linha mais recente de espíritos.

Caboclos Boiadeiros

Já conviveram mais com a modernidade do que os outros caboclos, que foram povos primitivos. Em sua última encarnação conheceram invenções como roda, ferro, armas de fogo.

São os Vaqueiros, Boiadeiros, Laçadores, Peões, Tocadores de Viola.

O mestiço Brasileiro, os Boiadeiros representam a própria essência da miscigenação do povo brasileiro: nossos costumes, crendices, superstições e fé.

Os Boiadeiros representam a força de vontade, a liberdade e a determinação que existe no homem do campo e a sua necessidade de conviver com a natureza e os animais, sempre de maneira simples, mas com uma força e fé muito grande.

São aguerridos, valorosos, sisudos. De poucas palavras, mas de muitas ações. Sérios, mas gostam de festas e fartura.

Principais características dos Boiadeiros

Gostam de paramentar-se com trajes típicos sertanejos, como gibão ou avental de couro, chapéu de vaqueiro, o chicote, o berrante e uma corda que será usada em movimentos giratórios acima da cabeça do laçador.

Nos seus trabalhos usam de velas, pontos riscados e rezas fortes para todos os fins.

São de extrema importância na função de “dispersar a energia negativa” de pessoas, locais e objetos. Quando um Boiadeiro estala seu chicote e brada alto e rápido, está na verdade ordenando a espíritos que entraram no local a se retirarem, assim “limpam” o ambiente para que a prática da caridade continue sem alterações.

Esses espíritos atendem aos boiadeiros pela demonstração de coragem que os mesmos lhes passam e são levados por eles para locais próprios de doutrina.

É muito efetivo o seu trabalho contra os espíritos desoderdeiros, obcessores.

Culto aos Boiadeiros

  • Guias: podem levar contas amarelas, brancas, olho de boi, olho de cabra, e podem trazer um crucifixo.
  • Dia da semana: quinta-feira
  • Saudações: “Xetruá”, “Marumbaxetú”, “Xetuá Boiadeiro” ou “Ôh Boi!”
  • Comidas: Raízes, cana, churrasco, frutas, etc
  • Bebidas :  Cerveja branca, vinho, cachaça com mel, etc.
  • Fumo:  Charutos, cigarro de palha
  • Objetos de trabalho : chicote, laço
  • Objetos de vestimenta : Chapéu, capa, corda, etc.

Saiba mais

Ajuda espiritual dos Caboclos – Vamos defumar e evocar os Caboclos para trazer a sabedoria no uso das ervas e das forças da natureza para sua casa.

Como cultuar entidades da Umbanda em casa – Veja aqui como cultuar entidades da Umbanda em casa.

“Orixás da Umbanda”- E-book do site “Raízes Espirituais” – “Orixás da Umbanda” é o e-book lançado pelo nosso siteque trás dicas sobre o culto dos orixás.