Quimbanda: conheça mais sobre essa controversa vertente da Umbanda

Quimbanda é um assunto muito recorrente, e sempre polêmico, nos encontros e nos grupos de estudos sobre a religião da Umbanda e outras religiões afro-brasileiras.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE QUIMBANDA E KIMBANDA?

Em primeiro lugar é necessário fazer uma diferenciação entre as palavras quimbanda e “Kimbanda“, visto que elas designam coisas distintas.

A palavra Kimbanda vem da palavra africana em Bantu que significa “curador” ou “shaman”, assim como pode se referir também a “Aquele que se comunica com o além”; é a denominação do curandeiro africano angolano.

Já a palavra Quimbanda, da língua portuguesa, apesar de se originar da palavra africana, acima citada, pode tanto designar o chefe de um terreiro de quimbanda (O Quimbanda), quanto uma linha diferenciada de trabalhos espirituais dentro da Umbanda, os chamados trabalhos de Esquerda da Umbanda, mais focada em trabalhos com entidades específicas como Exús, Pombagiras, alguns Pretos Velhos e alguns Caboclos quimbandeiros.

O QUE É A QUIMBANDA?

Tentar definir a Quimbanda é uma tarefa bastante árdua, visto que as linhas de trabalho da Umbanda e da Quimbanda podem se misturar ocasionalmente.

A Quimbanda trabalha mais diretamente com os Exús e Pombagiras, também chamados de povos de rua, de uma forma que não é trabalhada na Umbanda pura. Isso infelizmente confere à Quimbanda uma má fama, como sendo uma linha de trabalhos dentro da magia negra e para se fazer o mal às pessoas, o que não é verdade. As entidades quimbandeiras, de acordo com a cosmologia umbandista, manipulam forças negativas, o que não significa que sejam malignos. Geralmente estão presentes em lugares onde possam haver kiumbas, obsessores, também conhecidos como espíritos atrasados. Trabalham arduamente para anular e neutralizar demandas pesadas enviadas aos frequentadores ou filhos do terreiro.

Tanto é possível usar a palavra Quimbanda para designar um dia, ou uma época em que um terreiro Umbanda concentra seus trabalhos na linha da esquerda, ou um terreiro que trabalha exclusivamente na linha da Quimbanda.

A entrega de oferendas é comum na Quimbanda, assim como na Umbanda pura, mas variam de acordo com cada entidade. Podem ser oferecidas bebidas alcoólicas, tais quais, cachaça (marafo), uísque ou conhaque, entre outras, além de velas e charutos. No entanto, há também quem pratique magia negativa ou magia negra, usando os nomes das entidades da Esquerda, classificando isso como um trabalho de Quimbanda devido à má fama desta palavra, mas sem que isso seja verdade.

QUIMBANDA NO BRASIL ATUAL

Quimbanda praticada atualmente no Brasil não é simplesmente mais uma das linhas existentes dentro dos cultos afro-brasileiros, suas influências, além de Bantu, Nagô e Yorubá, também abrangem vários aspectos dos cultos Indígenas, alquimia e correntes Orientais.

Na Quimbanda, se costuma trabalhar com alguns Exús (trabalhadores costumeiros das energias de esquerda) que apareciam muito na Umbanda do passado; mas que hoje têm raras aparições nos Terreiros de Umbanda, como Exú Gargalhada, Exú do Pó, Exú do Ouro. Quando essas entidades realizam trabalhos em terreiros de umbanda trabalhos voltados para a Esquerda, pode se considerar, sim, um trabalho de quimbanda  com “Q”, o que não deve ser confundido com magia negra.

Logo podemos considerar que há algo da Quimbanda que faz parte da Umbanda, mas Umbanda não é Quimbanda. A Umbanda tem sim, seus trabalhos na Esquerda; e trabalhadores que podem ser chamados quando é necessário trabalhar com energias negativas, pesadas; Exús, Pombagiras, Caboclos e Pretos Velhos trabalhadores de Quimbanda, no bom e nobre sentido da palavra.

PONTO DE PRETO VELHO NA LINHA DA QUIMBANDA

Dá licença, Pai Antonio Que não vim lhe visitar Eu estou muito doente Vim pra você me curar

Se a doença for feitiço Pula lá em seu conga Se a doença for de Deus Pai Antonio vai curar!

Coitado de Pai Antonio Preto Velho curador Foi parar na detenção Por não ter um defensor Pai Antonio é quimbanda

É curador! É Pai de mesa (bis) É curador (bis) Pai Antonio é quimbanda É curador!

SAIBA MAIS

Acarajé: saiba mais sobre as lendas e o preparo da principal oferenda a Iansã – O Acarajé é a comida ritual da Orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil reuniram-se as duas palavras numa só, acarajé, ou seja, “comer bola de fogo”.

Linha dos baianos: quem são e como trabalham os baianos da Umbanda? – A Linha dos Baianos surgiu para homenagear os antigos Pais e Mães no Santo da Bahia; ou seja, os que foram os primeiros a trabalhar para a preservação e a divulgação do culto aos Orixás em nosso país; e enfrentaram toda sorte de dificuldades e preconceitos.

AGENDE SUA CONSULTA AOS BÚZIOS

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise de como anda um setor ou vários setores de sua vida; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.