São Cosme e Damião, os Erês ou Ibejis da Umbanda

São Cosme e Damião são homenageados dia 27 de setembro no Catolicismo e na Umbanda, sendo um dia de homenagens que você também pode participar!

Imagens de São cosme e damião com crianças ao fundo
Homenageados em 27 de setembro

Cosme e Damião

São Cosme e Damião, sincretizados as crianças gêmeas conhecidas por Ibejis ou Êres, são entidades alegres, festeiras e têm grande prestígio junto aos orixás

Cosme e Damião, dois irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação, viveram no Oriente e eram reconhecidos por sua habilidade como médicos, além de missionários.

Eles jamais abandonaram sua crença e devido a isto foram perseguidos e decapitados em 303 DC.

Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos profissionais da saúde.

Na Umbanda são sincretizados como os Erês ou Ibejis; divindades gêmeas, duas crianças arteiras e brincalhonas.

Dia de Cosme e Damião – 27 de setembro

Mais do que uma comemoração religiosa, o dia de Cosme e Damião, ou dia dos Erês ou Ibejis, nos terreiros de povos tradicionais é marcado pela distribuição de doces e guloseimas para as crianças.

Tradição esta que é repetida por católicos, que em suas casas recebem os meninos e meninas que correm de um lado para outro, buscando encher suas sacolas de coisas de criança.

A distribuição de doces no dia de Cosme e Damião, dentro do catolicismo, se deve ao fato de que os santos Cosme e Damião ofereciam doces para amenizar a tristeza das crianças e enfermos.

Os dois são considerados protetores dos pequenos, e por isso em seu dia muitas pessoas repetem o mesmo gesto de carinho, que foi trazido pelos portugueses.

Independente da origem das guloseimas, o fato é que se trata de uma data doce, que deve servir para espalhar alegria, cada um com suas próprias convicções e dentro da mais absoluta harmonia.

Delas, o único risco que se pode esperar é uma cárie ou umas calorias a mais no fim do dia.

Participe do Dia de Cosme e Damião

Participe de nossa homenagem aos Erês.

O envio deve ser feito através do formulário do site contendo no campo assunto “Participação em oferenda”.

Saiba mais

Quem são os Erês ou Ibejis da Umbanda ?

Se você quer descobrir orixás e entidades que acompanham você desde o nascimento, o site “Raízes Espirituais” vai revelar e ensinar como cultua-los.