São Lázaro de Betânia sincretizado com Omulú-Obaluaiê

São Lázaro de Betânia é um dos santos católicos sincretizado com Omulú-Obaluaiê, homenageado em 17 de dezembro pelo site “Raízes Espirituais”.

São Lázaro de Betânia homenageado em 17 de dezembro
São Lázaro de Betânia homenageado em 17 de dezembro

São Lázaro de Betânia foi o personagem bíblico descrito no “Evangelho segundo João” (João 11:1-46), como um amigo que Jesus teria ressuscitado depois de quatro dias de sepultamento.

Este Lázaro não tem relação com Lázaro, o leproso, protagonista da Parábola do Rico e Lázaro, embora ambos os santos sejam sincretizados com Omulú-Obaluaiê.

Ressurreição de São Lázaro de Betânia

“De acordo com o Evangelho de João, as irmãs de São Lázaro de Betânia informam a Jesus que Lázaro estaria doente e precisando de ajuda. Porém, Jesus afirma: “Esta doença não é para morte, mas para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.”

Jesus então atrasa a sua viagem por dois dias. Os discípulos de Jesus temem voltar à Judeia, mas Jesus os ordena que o sigam, afirmando: “Lázaro morreu e por vossa causa folgo de não me achar lá, para que creiais”.

Quando eles chegaram em Betânia, Lázaro já estava morto e enterrado havia quatro dias. Marta, a irmã de Lázaro, diz então a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, não teria morrido meu irmão”, mas Jesus reafirma para ela que seu irmão irá retornar e afirma:

«Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo o que vive e crê em mim, nunca jamais morrerá; crês isto?» (João 11:25-26)

Jesus então travou um diálogo similar com Maria, irmã de Lázaro e de Marta, que chorava juntamente com outros judeus. E então “Jesus chorou”, compadecido. Logo em seguida, ele vai com todos até o túmulo de Lázaro, que já cheirava mal e diz: “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”. Logo em seguida, em oração, ele pede:

«Pai, graças te dou que me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa desta multidão que me cerca, a fim de crerem que tu me enviaste.» (João 11:41-42)

Após ter dito isto, Jesus gritou em voz alta: ” Lázaro, sai para fora!” O morto então saiu, com as mãos e pés enrolados em tiras de linho e com panos à volta do rosto. Jesus disse então ao grupo: “Desatai-o e deixai-o ir.”

Fonte: Wikipédia