São Miguel Arcanjo é o líder das falanges de Exús e Pombagiras na Umbanda. Segundo a crença umbandista, esse Arcanjo tem a missão de atuar junto à humanidade, vigiando e conduzindo as almas no caminho do bem.
Muitos santos católicos são cultuados e adorados na Umbanda devido ao sincretismo com os Orixás. Mas alguns, como São Miguel Arcanjo, ainda que sem sincretismo; são adorados devido à sua popularidade, devido à fé e devoção das pessoas. As homenagens a Ele são realizadas tanto na Umbanda, como no catolicismo, no dia 29 de setembro.
Quem foi São Miguel Arcanjo?
De acordo com as Sagradas Escrituras, os anjos celestes eram divididos em Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e os Anjos; que, por sua vez, se subdividiam em três atribuições.
Ao primeira grupo, composto, por Serafins, Querubins e Tronos, foi atribuído os serviços principais perante o Trono de Deus. O segundo grupo, composto por Dominações, Potestades e Virtudes, teria por missão o serviço no espaço da Criação. Ao terceiro grupo, formado por Principados, Arcanjos e Anjos, coube a missão de servir junto à humanidade, na Terra.
São Miguel Arcanjo tornou-se, assim o grande líder das legiões de Arcanjos que lutam contra a maldade no mundo. Sua força e suas energias opõem-se diretamente à Lúcifer, anjo que voltou-se contra Deus.
É necessário destacar aqui que o olhar comum que se tem a respeito de Lúcifer; como sendo a encarnação da maldade; um ser de chifres, patas animalescas e pele vermelha; que instiga e causa todos os males do mundo é uma mera alegoria do mal que há dentro de todos nós; e que precisa estar constantemente sendo contido.
Cada um de nós é responsável pelo que pratica de bom ou de ruim. Até mesmo quando temos um obsessor conosco, nos levando a cometer os piores atos; temos de repensar o que fizemos para que este espírito perdido se sentisse à vontade para se atrelar a nós.
Por que este Santo Arcanjo é tão adorado?
Suas histórias e aparições aparecem em diversas escrituras; de modo que Ele é adorado e reverenciado em diversas religiões como judaísmo, Islamismo e Cristianismo. Seu caráter de guerreiro, defensor da vontade divina; lhe rendeu títulos de grande defensor e guardião dos homens contra os males do mundo.
São Miguel Arcanjo é o líder da falange de Exús e Pombagiras na Umbanda
Seu nome “Miguel” significa “Aquele que é como Deus”. Segundo as escrituras sagradas, além do papel de comandar as legiões de Arcanjos guerreiros na causa divina; é também atribuído a São Miguel o papel de ser guardião das almas; de as guiar e conduzir após a morte, evitando que elas se percam. Por isso, Na umbanda, São Miguel é o líder da falange de Exús e Pombagiras.
Na maiorias da casas de Umbanda, apesar das festas e a devoção a São Miguel, não se vê o sincretismo com nenhum Orixá. No entanto, em algumas casas, devido ao fato de ser um guerreiro divino, pode-se encontrar um sincretismo com Xangô.
Já em outras regiões, por ser São Miguel o guardião das almas; que ele conduz ao outro lado após desencarnarem; ele é tido na Umbanda como o líder da falange de Exús e Pombagiras e; por isso, algumas casas o sincretizam com o Orixá Exú.
Como São Miguel Arcanjo trabalha?
Além de encaminhar as almas que desencarnam até o outro lado, evitando que elas não se percam; São Miguel tem também uma importante função junto ao Exús e Pombagiras. Sendo eles almas que ainda estão aqui para ajudar a quem precisa e, assim, obter evolução e crescimento espiritual; portanto, cabe a São Miguel zelar por estas almas, evitando que elas sejam invocadas para causar o mal.
Cabe, também, a São Miguel uma eterna luta contra o mal no mundo, na humanidade. Mas aqui temos, de novo, uma alegoria.
Esse combate se dá, na verdade, dentro de cada um de nós; a cada situação em que nos vemos desejando vingança contra alguém que nos fez mal; quando, mesmo sem querer, enviamos as piores energias para a vida de alguém que alcançou algo que desejávamos ardentemente e nos deixou inconformados.
Trabalhos espirituais no dia de São Miguel Arcanjo
São Miguel pode e deve ser invocado para todo tipo de proteção e limpeza espiritual, mas também para nos guardar e nos proteger; inclusive de nós mesmos e do natural instinto que temos de, às vezes, causar ou desejar o mal a outras pessoas.
São Miguel Arcanjo é o líder das falanges de Exús e Pombagiras na Umbanda; por isso a época de homenagens a este Santo Arcanjo, 29 de setembro, é ideal para fazer trabalhos e oferendas para suas entidades regentes, estreitando seus laços com eles.
Pombagiras e Exús nos trazem a proteção contra feitiços e macumbas, inveja, mal olhado, afastam inimigos, abrem caminhos; e trabalham, sobretudo, contra espíritos obsessores, sendo, assim, excelentes entidades guardiãs para nossa vida.
Agende já seus trabalhos e oferendas a seu Exú e Pombagira Regentes e também a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo é o líder das falanges de Exús e Pombagiras; então não perca tempo e aproveite as energias deste período para realizar os trabalhos que deseja; seja no setor amoroso, financeiro, profissional familiar, etc..
- afastar inimigos e rivais;
- abertura de caminhos no amor;
- união amorosa;
- trazer o amor de volta;
- melhora no desempenho sexual e na saúde em geral;
- abertura de caminhos financeiros;
- pagamento de dívidas;
- quebrar feitiço ou macumba feitos contra você;
- passar em concursos, vestibulares, etc.;
- arrumar emprego mais rapidamente;
- ganhar dinheiro extra;
- harmonizar brigas em família ou no ambiente profissional, etc..
Entre já em contato conosco e agende seus trabalhos ou tire suas dúvidas, clicando no botão de contato abaixo.
Saiba mais
Participe da nossa Obrigação Mensal a Pombagiras e Exús. Realizada todo dia 7 de cada mês, quando entregamos oferendas para diversas finalidades; de acordo com sua necessidade.
O poder da linha de Exús e Pombagiras nos trabalhos espirituais de amor; – Todas as pessoas que fazem oferendas e trabalhos espirituais de amor para Exús e Pombagiras ficam surpreendidas; pois veem resultados fortes e rápidos e rapidez e muita intensidade das reações provocados por eles.
Os Exús e suas falanges nas sete linhas da Umbanda; – As sete linhas são uma espécie de organização guiadas por um orixá, em que as entidades seguem de acordo com a vibração e o propósito de cada linha.
Faça sua consulta ao Jogo de Búzios
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; ou querem fazer uma análise dos problemas que enfrenta em sua vida; pedimos que encaminhe já sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.