Sincretismo de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes na Umbanda

O sincretismo de Iemanjá está a ligado a diversas Nossas Senhoras que representam Nossa Senhora dos Navegantes, homenageada em 02 de Fevereiro na Umbanda.

Neste dia a “Rainha do Mar” que vem nos presentear com a fartura, força espiritual e o axé dos mares.

Não é a toa que Iemanjá é uma das mais populares orixás da Umbanda.

Ela é conhecida por harmonizar relacionamentos, ajudar as mulheres a engravidarem e trazer riquezas e fartura aos seus filhos.

Mas; nem sempre Iemanjá pôde ser cultuada livremente, e no período da escravidão no Brasil, ela foi sincretizada a figuras católicas, principalmente com Nossa Senhora dos Navegantes.

Quem é Nossa Senhora dos Navegantes?

O culto à Nossa Senhora dos Navegantes vem desde a Idade Média, quando a Virgem Mãe de Jesus possuía o título “Estrela do Mar”.

Nesse período histórico das Cruzadas, ocorreu a Guerra Santa, onde os europeus enviaram tropas à Palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém, e durou do século XI ao XIV.

Posteriormente; o Culto a Nossa Senhora dos Navegantes tomou fôlego no século XV, período das grandes navegações européias.

Os Cruzados continuaram a invocavam a Nossa Senhora como “Estrela do Mar”, pois era conhecida por proteger os navegantes, indicando um porto seguro para seu retorno ao lar.

Os navegantes como Pedro Alvares Cabral, primeiro a trazer a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança ao Brasil; viam Nossa Senhora como grande protetora dos perigos dos mares e dos rios.

Assim; faziam pedidos a Virgem Maria para proteção e indicação de um caminho seguro de retorno ao lar, após enfrentar os desafios dos oceanos.

Sabemos que não existem várias “Nossas Senhoras”. Só existe uma “Nossa Senhora” e Ela é única mãe de Cristo.

Os vários títulos e nomes atribuídos a Virgem Santíssima são relativos a aparições de Maria, ou de dogmas que representam a fé na Mãe de Jesus dentro da Igreja Católica.

Sincretismo de Iemanjá

Dessa forma; a associação de Iemanjá se dá com as várias Nossas Senhoras, especialmente:

  • Nossa Senhora da Boa Esperança;
  • Nossa Senhora da Boa Viagem;
  • Nossa Senhora das Candeias

Esses são outros nomes atribuídos também a Nossa Senhora dos Navegantes e estão todas ligadas ao sincretismo de Iemanjá.

Oração a Nossa Senhora dos Navegantes

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens.

Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada.

Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso.

As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero.

Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer.

Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranqüila no porto da eternidade.

Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós!”

Oração a Nossa Senhora dos Navegantes em vídeo

O sincretismo de Iemanjá e as oferendas na Umbanda

Dia 02 de Fevereiro, o Dia de Iemanjá vem aí, e você não pode perder a chance de participar das comemorações da orixá da fartura, do amor e da maternidade.

De 01 a 25 de Fevereiro realizamos trabalhos espirituais especiais com a Linha das Águas de Iemanjá.

Se você desejar realizar trabalhos espirituais para qualquer fim com a Linha das Águas de Iemanjá, oferecemos a comodidade de entregar suas oferendas particulares, segundo as regras e fundamentos de Umbanda.

Você deve entrar em contato por meio do botão abaixo. Na mensagem, informe seu desejo de participar com o trabalho espiritual que estiver necessitando.

Descreva o tipo de ajuda que está precisando, para que a mãe de santo possa orientar no melhor trabalho espiritual a ser feito em seu caso.

As taxas e descontos são diferenciadas, devido aos materiais utilizados nas oferendas. Enviaremos maiores informações pelo seu email.

Saiba mais sobre Iemanjá

Iemanjá e a Maternidade – Da concepção a criação dos filhos

Trabalhos Espirituais da Falange de Iemanjá na Umbanda – Vários são os trabalhos espirituais da Falange de Iemanjá. Podem ser oferecidos diretamente à “Rainha do Mar” ou às entidades que atuam em sua falange.