Saiba mais sobre o sincretismo do Orixá Ogum com São Jorge

Sincretismo do Orixá Ogum: no sincretismo entre Orixás católicos e Orixás, Ogum é sincretizado a São Jorge, ambos homenageados em 23 de abril.

Ogum

Ogum, o orixá da guerra, é bastante cultuado no Brasil, especialmente por ser associado à luta, à conquista e à abertura de caminhos. É o Orixá da guerra e do Ferro. Além disso rege a agricultura e as tecnologias.

Ogum é um grande guerreiro e sempre foi uma das figuras míticas mais invocadas nos culto afro-brasileiros.

É também um orixá que venceu muitas batalhas por amor. Ogum é sempre um defensor ferrenho de seus filhos e está, assim, sempre disposto a nos ajudar e a defender uma justa causa.

Regências do Orixá Ogum

Conhecido também por Guerreiro de Oxalá, sua função é intervir no plano astral, nas guerras que os seres humanos não conseguem travar ou vencer na sua luta cotidiana, aplicando assim, a Lei Divina.

O Orixá Ogum é quem realiza a abertura de caminhos, a ordenação, o afastamento da desordem e do caos e, além disso, o corte das atuações negativas. Mas tudo a partir do profundo equilíbrio dos seres perante a Lei Divina.

A primeira “batalha” que Pai Ogum nos ensina é a de vencer os vícios e a desordem interna. Uma vez equilibrados, podemos, então,  atrair situações e relacionamentos ordenados.

Nas diversas lendas e Itans deste Orixá, Ogum guerreava bravamente contra os reinos vizinhos. A cada batalha vencida, voltava, então, com legados de prosperidade e fartura para seu povo.

São Jorge

São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo, sendo o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. Foi imortalizado devido à lenda em que mata o dragão.

É também o santo padroeiro de diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou, etc..

Nascido em 275, na antiga região chamada Capadócia, hoje parte da Turquia, Jorge se tornou militar e lutou contra a decisão do imperador romano Diocleciano de eliminar os cristãos. Foi, assim, torturado e degolado pois se negou a abandonar a fé cristã.

Sincretismo do Orixá Ogum e São Jorge

O sincretismo do Orixá com São jorge ocorreu rapidamente devido à grande similaridade entre as duas figuras, ambos guerreiros, que lutavam em nome de uma Lei

Maior, Divina. Lei e Justiça são os elementos que unem essas duas divindades. O dragão subjugado por São Jorge representa exatamente o trabalho pela vitória sobre as nossas trevas interiores.

O dragão é o símbolo da maldade, dos vícios, das negatividades, do ego exacerbado, da vaidade extrema, da ganância, males contra os quais Ogum luta bravamente.

Vencendo “o dragão”, sob o amparo de Ogum, nós podemos atrair situações favoráveis, sob o amparo da Lei Divina.

Sintonizados com essa Lei Divina, alcançamos o amparo da Justiça do Criador.

Então, os inimigos terão olhos, mãos, pés e armas, mas não conseguirão nos enxergar.

Não poderão nos tocar e nem nos alcançar ou ferir, como diz um ponto cantado.

Participe da Obrigação anual do Orixá Ogum

Ogum é um dos Orixás mais conhecidos e amados no Brasil. Guerreiro de Oxalá, Ogum batalha para impor a Lei Maior, a Lei divina. A Obrigação anual do orixá Ogum ocorre em 23 de abril, dia de São Jorge, santo católico associado a este orixá e também bastante querido dos brasileiros.

Saiba mais

Características dos filhos de Ogum – Características dos filhos de Ogum – Os filhos de Ogum, apesar de passarem da tranquilidade para um ataque de fúria , têm comportamento extremamente coerente.

Itan de Ogum – Impulsivo guerreiro – Neste itan (lenda) vemos como Ogum intolerante lança-se num ataque de fúria e destrói aquilo que está a volta dele e arrependido volta-se contra si mesmo.

Culto a Ogum (Com oração) – O culto a Ogum se dá as terças-feiras quando o “Senhor da Guerra” vem a nosso socorro defender das demandas e ajudar  a vencer as batalhas da vida cotidiana.

Peça ajuda em suas batalhas com o “Paliteiro de Ogum” – Peça ajuda em suas batalhas com o paliteiro de Ogum. Além de senhor da guerra, Ogum é também um grande defensor de seus filhos.

SAIBA QUAL O SEU ORIXÁ E AS ENTIDADES QUE TE ACOMPANHAM

Jogo de Búzios do site Raízes Espirituais
Consulta ao jogo de búzios

Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes; pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.