Saiba mais sobre o sincretismo entre Ibejis e São Cosme e São Damião

O sincretismo entre Ibejis e São Cosme e São Damião se deu, principalmente, pelo fato de serem gêmeos que trabalham trazendo conforto e cura aos que os procuram. Por isso, no dia 27 de setembro comemora-se o Dia de Cosme e Damião e também o dia de dos Erês e Ibejis nas religiões afro-brasileiras.

Quem foram São Cosme e São Damião?

São Cosme e São Damião eram dois irmãos gêmeos que eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque levavam a muitos a saúde do corpo e da alma pessoas e também cuidavam de animais sem cobrar nenhum dinheiro, devido a fé em Cristo. Morreram por volta do ano 300 d.C., vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Foram presos por serem considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Por isso, eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

Quem são os Ibejis?

Ibeji é o Orixá-Criança, em realidade, duas divindades gémeas infantis, ligadas a todos os orixás e seres humanos e sincretizados com os santos Católicos São Cosme e São Damião.

Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.

Chamado de Ibeji na nação Ketu, ou Vunji nas nações Angola e Congo, é o Orixá Erê; ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria e sua regência está ligada à infância.

Ibeji está presente em todos os rituais pois, assim como Exú, se não for bem cuidado; pode atrapalhar os trabalhos com as suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentração dos membros de uma Casa de Santo. É o Orixá que rege a alegria, a inocência, a pureza da criança. Rege e toma conta dos bebês até a adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.

Esses poderosos Orixás-crianças são chamados a realizar curas, ajudar a levantar e harmonizar famílias; harmonizar o amor entre um casal, proteger as crianças; entre uma infinidade de outros trabalhos que podem realizar.

SAIBA MAIS

Oferenda aos Erês para obter melhorias em seu relacionamento, adoçar seu amor – Aprenda como fazer uma oferenda aos Erês para melhorar relações amorosas ou adoçar o amor e assim obter, em seu relacionamento, a força e a proteção dessas entidades da Umbanda.

Amarração de amor com Erê (Cosme e Damião) – A amarração de amor feita por Erê é um dos mais eficientes trabalhos espirituais existentes para unir casais feito na linha branca de umbanda.

DESCUBRA QUAL É O SEU ORIXÁ

Consulta aos orixás no Jogo de búzios da consultora Makena
Consulta aos orixás no Jogo de búzios

Você necessita de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e as entidades regentes que o acompanham? Encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.