Umbanda e Quaresma: Por que algumas casas de axé fecham?

Umbanda e Quaresma – Este é um tema polêmico em que ainda vemos muitas divergências em diferentes casas de Umbanda, pois algumas casas fecham, outras não.

O que é a quaresma para os católicos?

Para a Igreja Católica, a quaresma, iniciada na quarta-feira de cinzas e encerrada na quinta-feira santa, com exatamente 40 dias, corresponde ao período em que Cristo ficou em retiro no deserto, em jejum, e, estando exausto, foi tentado várias vezes por Lúcifer.

Jesus venceu a tentação e conseguiu cumprir seu sacrifício, Por isso, para os católicos a Quaresma é um período de retiro, de sacrifício, de purificação e orações em honra ao que Jesus passou. Também é um tempo de reverenciar e louvar a morte e ressurreição de Cristo, em redenção aos pecados de toda a humanidade.

O que é a quaresma no culto aos Orixás?

A quaresma nos cultos africanos ancestrais

Para aqueles que praticam o culto aos Orixás, a semana santa e a quaresma têm também bastante relevância, mas por motivos bem distintos dos da Igreja da Católica.

A partir do momento em que se tornou possível abrir mão do sincretismo e retomar as raízes de seus cultos, as casas de Candomblé e Umbanda puderam estudar e conhecer melhor suas reais origens africanas.

Hoje, sabe-se que, no culto aos Orixás, a semana santa é o início de um novo ano litúrgico, motivo de muitos rituais e comemorações.

Desde de tempos primórdios, nas culturas africanas já se guardava o período da quaresma. Nas culturas africanas, o povo parava todas as suas funções e faziam a festa chamada Olorogún, pois, para eles, o período da Quaresma é o período que em que os Orixás aguardavam para descer ao Òrún para, assim, conhecerem o nosso mundo, a grande criação de  Oduduwa. 

Umbanda e Quaresma nos tempos atuais

A Quaresma se inicia logo após o carnaval durante o qual muitas pessoas se jogam nos vícios, uso de drogas, promiscuidade ou ficam rodeadas de pessoas que se jogam nestes vícios… Ou seja, é um período de festa para kiumbas e obsessores se agarrarem nas pessoas de espiritualidade fraca.

Por isso, ainda hoje, muitas casas de axé interrompem os trabalhos com os Orixás e mantém trabalhos apenas com Exús e Pombagiras, em alguns casos com Pretos Velhos, entidades poderosas para fazer toda a limpeza, a purificação e a reenergização necessárias após o carnaval.

Umbanda e Quaresma – Por que algumas casas de Umbanda ainda fecham?

Sincretismos da Umbanda com o Cristianismo

A umbanda é uma religião que cultiva alguns aspectos do cristianismo, em especial o culto e o louvor à figura de Jesus. No entanto, não sendo católica, é uma religião que não tem obrigação de repetir e cumprir ritos católicos.

Porém, devido ao sincretismo ocorrido nos tempo de escravidão e, mesmo séculos depois, quando ainda havia perseguição às religiões de matriz africana, muitas casas assimilavam e davam continuidade aos ritos católicos, tanto no Candomblé, quanto, mais tarde, na Umbanda.

Origem católica de muitos sacerdotes atuais

Além disso, hoje em dia, muitos Pais e Mães de santo da Umbanda são oriundos de famílias e tradições católicas, tendo convertido à umbanda tardiamente. No entanto, carregaram consigo alguns costumes e tradições católicas como o resguardo durante a quaresma.

Por isso, ainda há casas que mantém a tradição católica de interromper todo tipo de trabalho e fechar no período da quaresma; mas isso tem ocorrido em cada vez menos casas.

Umbanda e Quaresma, em diferentes casas

Atualmente, vê-se uma certa variedade nas tradições de cada terreiro em relação à Quaresma, havendo aqueles que fecham completamente, aqueles que param os trabalhos com Orixás mas mantém os trabalhos com Exús e Pombagiras ou outras entidades, e, por fim, aqueles que mantém suas atividades normalmente, desprezando o período da quaresma por considerá-lo um ritual da religião católica.

Mas, de um modo geral, vê-se com mais frequência, terreiros que chegaram a uma compreensão de que, além do resguardo na quaresma ser também uma tradição africana; as pessoas não deixam de necessitar da caridade e dos trabalhos da casa durante a quaresma e que, portanto, estas deveria, sim, abrir neste período, mantendo, por isso, as casas abertos a todos os que necessitem, visão esta da qual nosso terreiro compartilha.

Por isso, mantemos nossas atividades abertas durante toda a quaresma, inclusive com os Orixás, mas com rituais mais fortes e especiais na linha de com Exús e Pombagiras.

Se possível tome banhos e faça defumações de limpeza e descarrego durante a quaresma e, se tiver, use seu amuleto ou patuá de proteção espiritual.

Se você saiu do carnaval sentindo-se excessivamente cansado e desanimado para além do cansaço físico normal; talvez seja o caso de procurar formas de limpeza espiritual, proteção e reenergização.

Orientação espiritual na Quaresma com o Jogo de Búzios ou Tarô

Jogo búzios e tarô nas consultas espirituais

Se você está precisando de orientação espiritual ou realizar trabalhos espirituais diversos; entre em contato e terei imenso prazer em ajudar você a resolver seus problemas.

Mãe Makena pode dar a você o suporte necessário para a resolução dos seus problemas sob a luz da Umbanda.

Saiba mais

O poder dos trabalhos espirituais de Exús e Pombagiras – Todas as pessoas que fazem oferendas e trabalhos espirituais especiais para Exús e Pombagiras; ficam surpreendidas pela força e rapidez dos resultados e pela intensidade das reações provocados por eles.

Quaresma abençoada por Exus e Pombagiras – Quaresma é tempo de recolhimento espiritual quando a atuação dos orixás diminui; dando espaço para Exús e Pombagiras ajudarem nos trabalhos de umbanda.

Confira um banho para Proteção Espiritual antes e depois do Carnaval – Confira um banho para Proteção Espiritual antes e depois do Carnaval; pois Carnaval é momento de alegria e festa; mas também há muitos excessos.

Amuletos, talismãs e patuás – escudos de proteção espiritual – Desde os tempos imemoriais o homem utiliza amuletos, talismãs e patuás para atrair amor; para proteger sua casa, a família e a si próprio contra forças espirituais negativas, e diversos outros fins.