Xaxará de Omulú: a poderosa ferramenta do “Médico dos Orixás”

O Xaxará de Omulú é uma espécie de pequeno cetro, um dos símbolos místicos poderosos e parte indispensável das vestes do médium quando incorpora o orixá.

O que é e de que é feito o Xaxará de Omulú?

O Xaxará é uma espécie pequeno cetro, evidenciando este orixá com sendo o “Rei da Terra” e senhor do portal entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Está sempre sendo carregado por Omulú Obaluaê, seja nas lendas, seja nas giras das casas de Umbanda e Candomblé, em que este orixá esteja presente.

Objeto sagrado, o Xaxará não ser nunca tocado por pessoas não iniciadas nem graduadas na religião.

Apenas os filhos de Omulú ou de orixás da família de Omulú, como Nanã, têm a permissão de tocá-lo livremente; sempre com o devido respeito.

Ele deve ser confeccionado com as nervuras de folhas de dendezeiro e palhas da costa trançadas; e pode receber enfeites feito com miçangas e búzios.

O poder e misticismo contidos no Xaxará de Omulú Obaluaê

Com este cetro, Omulú Obaluaê é capaz tanto de espalhar a doença e as epidemias contra pessoas e locais que o orixá crê merecedoras de punição; assim como é capaz de promover a cura de pessoas ou de vilas e cidades inteiras; que tenham sido afetadas por uma doença epidêmica.

Cada uma dessas nervuras, segundo as lendas contadas sobre Omulú Obaluaê, carrega o poder místico do orixá.

Seja o poder sobre o portal entre a vida e a morte; seja os segredos de cura de todas as doenças, principalmente as doenças epidêmicas.

Sendo Omulú Obaluaê o “Senhor da Terra”, da crosta terrestre; é também no Xaxará que ele carrega os segredos de seus domínios; seja da transmutação dos corpos a ela entregues após a morte, seja das riquezas que ela oferece.

Saiba mais

Omolú-Obaluaê é o senhor das doenças, é o orixá da renovação dos espíritos,  senhor dos mortos e regente dos cemitérios; considerado o campo santo entre o mundo material e o mundo espiritual.

Obrigação Anual a Omulú-Obaluaiê ocorre em 16 de agosto, dia de São Roque; trazendo o axé de cura de doenças do “Médico dos Orixás”. Participe!

Se você quer descobrir orixás e entidades que acompanham você desde o nascimento; o site “Raízes Espirituais” vai revelar e ensinar como cultuá-los.