Características dos filhos do orixá Oxalá

Umas das características dos filhos de Oxalá é marcar naturalmente sua presença por onde passam pois tem a aura de autoridade e poder do orixá maior da umbanda e candomblé.

Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte sempre altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este orixá.

Os filhos de Oxalá geralmente são cuidadosos e generosos, e um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo.

Pai de todos os orixás

Oxalá é o orixá maior do candomblé e umbanda

Geralmente o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.

Pode-se ver muitos filhos de Oxalá atuando em ong’s e projetos assistenciais. Orgulhoso, é sedento por feitos gloriosos, como todos os guerreiros, mesmo que em função de atos caridosos, pelos quais são conhecidos.

Curiosos, especialmente aqueles que tem como orixá de cabeça o jovem Oxaguiã e dados a liberdade em todos os sentidos, apreciam o amor livre, detestam ser mandados. São sedutores e flertam com todos.

Podem se tornar pais excelentes e mães muito amorosas. Dedicam-se com carinho e ternura às crianças, com quem se relacionam muito naturalmente e gostam da companhia delas, na maioria das vezes. Aqueles que tem a versão mais velha do Oxalá, o velho Oxalufã, podem se tornar um pouco impacientes com crianças.

Relacionam-se com facilidade com os filhos de outros orixás, mas, é sabido por todos aqueles que frequentam os terreiros de umbanda e candomblé que os filhos de Oxalá têm sempre uma certa prevenção em relação às pessoas a quem não conhecem muito bem e demoram a estabelecer confiança em alguém, mas quando se torna amigo, é um grande companheiro.

Oxalá –  o orixá supremo do candomblé /umbanda

Oxalá é representado com a cor branca e azul-turquesa para Oxaguiã

Uma das características dos filhos de Oxalá é que eles são um tanto inconstantes e se amuam ou se zangam com grande facilidade, podendo se tornar um pouco ranzinzas. Para alguns filhos deste orixá, sua opinião deve ser ouvida e imposta até os extremos e não raramente por causa dessa característica, os filhos de Oxalá de desentendem com filhos de Iansã, Ogum e Xangô, principalmente.

São, também, pessoas de grande capacidade de liderança, tornando-se, não raras vezes, líderes em suas comunidades ou no ambiente de trabalho, pois inspiram com muita força através do seu discurso. Os filhos de Oxaguiã são bons oradores, e falam muito bem na maioria das vezes. Podem também ter talento especial para a escrita.

Os filhos de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais normalmente  são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos.

Gostam de dominar e liderar as pessoas, especialmente as filhas deste orixá. Em contrapartida, são muito delicadas, caprichosas, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza, harmonia e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitadas, caso contrário, não há diálogo possível.

Os filhos de Oxalá geralmente perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. Sabem conquistar com seu jeitinho elegante, refinado e sincero. São calmos e dóceis, na maioria das vezes, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam especialmente um bom vinho.

Oxaguiã – bravura é uma das características de seus filhos

A velhice tende a tornar os filhos de Oxalufã irritados e rabugentos, para aqueles que tem a versão mais jovem, Oxaguiã,  a idade pode trazer mais concentração e geralmente os filhos deste orixá alcançam a estabilidade financeira quando estão mais velhos. Os filhos de Oxalá podem ser também muito teimosos.

Os filhos de Oxalá são vaidosos, sempre preocupados em ostentar boa aparência e em serem agradáveis. As filhas de Oxalá são boas mães e esposas, embora, às vezes, se mostrem um pouco dominadoras e ciumentas. Também gostam de apresentar-se bem, embora discretamente.

Culto a Oxalá:

Os filhos de Oxalá e de todos os outros orixás devem guardar a sexta-feira como um dia consagrado ao orixá maior e por esta razão todos devem vestir branco e não comer carne, especialmente carnes vermelhas.

Neste dia a maioria das pessoas ligadas a umbanda/candomblé acendem velas brancas pedindo proteção a Oxalá. É excelente dia para tomar um banho energizante de alecrim, da cabeça aos pés.

  • Dia da semana relacionado ao orixá: sexta-feira
  • Cores: branco leitoso para Oxalufã e para Oxaguiã o azul turquesa é aceito juntamente com o branco.
  • Oferendas principais: Milho branco, inhame pilado,  pombo, vela branca.
  • Ervas Sagradas: Tapete de Oxalá (boldo), alecrim, manjericão.

Saiba mais sobre Oxalá na nossa página dedicada ao orixá, clicando aqui.

Descubra quais são seus orixás

Consultar os orixás através do jogo de búzios

Consulta aos orixás através do jogo de búzios

Se você quer consultar sobre diversos assuntos, descobrir o orixá de cabeça que rege seus caminhos e desvendar tudo sobre seu futuro, faça hoje mesmo uma consulta com mãe Makena para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios e Tarô. Entre em contato conosco agora mesmo!

Últimos posts no blog

Você sabe a diferença entre Mentores Ciganos e Pombagiras e Exús Ciganos?

Pombagiras e Entidades Ciganas

Quando falamos em Ciganos na Umbanda podemos nos referir a Pombagiras e Entidades Ciganas mas existem diferenças básicas entre elas, você sabe quais são? É importante não confundir a Linha ou as Falanges Ciganas com as Entidades Ciganas. Uma Pombagira pode ter o nome de “Cigana Rosa”, por exemplo, mas não necessariamente participar da Linha Cigana. Já a Linha Cigana […]

LER

Oração aos Mentores Ciganos e Santa Sara Kali homenageados em 24 de maio

Oração aos Mentores Ciganos e Santa Sara Kali

Nesta semana que estamos comemorando os “Mentores Ciganos” e “Santa Sara Kali” comemorada entre os dias 24 e 25 de maio, trago uma oração para prosperidade. Acenda uma vela comum ou uma vela virtual branca e publique essa oração pedindo a prosperidade aos Menores Ciganos e a Santa Sara Kali, comemorada nessa semana com oferendas no dia 25 de maio […]

LER

Semana de comemoração das entidades Ciganas e de Santa Sara Kali

Semana de Santa Sara Kali e das Entidades Ciganas

Em maio as entidades ciganas se encontram em festa, em especial no dia 24, quando celebramos o “Dia Nacional dos Ciganos” e o “Dia de Santa Sara Kali“. Em 2015, no dia 25 de maio realizaremos uma “Oferenda coletiva as Entidades Ciganas”, se desejar participar gratuitamente deve enviar por email uma breve descrição da graça que deseja das entidades ciganas, com seu nome […]

LER

Dia 13 de maio homenageamos os Pretos Velhos na Umbanda

Preto Velho – um espírito evoluído

Preto Velho – Conselheiro, amigo acolhedor e confidente, mas também um espírito forte que luta contra o mal sob a proteção dos orixás da Umbanda. A figura do Preto Velho é homenageada no dia 13 de maio, figura terna e maravilhosa que representa a paciência e a calma essencial para evoluirmos espiritualmente, essa é a sua principal mensagem. Quando falamos […]

LER

Comemoração da Semana dos Pretos Velhos

Sabedoria de Preto Velho

Comemorando a “Semana dos Pretos Velhos” temos hoje a mensagem do “Preto Velho Pai João de Aruanda“. Participe de nossas comemorações gratuitamente! Conselho de Preto Velho “Deus deu como meta a perfeição, mas estabeleceu como prazo a eternidade e, como companheira dessa caminhada, a paciência, pois ele sabe que estamos muito distantes do ideal e ainda não atingimos a angelitude. Deus […]

LER

homenageados em  13 de maio, os Pretos Velhos  são entidades de luz que detém  grande conhecimento do plano espiritual e físico.

Semana dos Pretos Velhos

Nesta semana homenageamos os Pretos Velhos, especialmente no dia 13 de maio, data da abolição da escravatura, louvamos a sabedoria dessas entidades de luz. Os Pretos Velhos são entidades muito amistosas, geralmente muito pacientes, trazem sempre uma mensagem de fé e esperança para aqueles que os consultam. Hábeis feiticeiros, os Pretos Velhos são profundos conhecedores de trabalhos na linha de cura, […]

LER

Todo dia 7 de cada mês fazemos homenagens a Pombagiras e Exús, participe!

Pombagiras e Exús – Todo dia 7

Pombagiras e Exús são homenageados em nossa cada todo dia 7 de cada mês, para que protejam a casa, nossa família, nosso trabalho e nossos amores. Participe!   Marque em sua agenda, todo dia 7 é dia de homenagear Pombagiras e Exús, pois são essas entidades que promovem abertura energética em seus caminhos, visando melhorias em nossa vida espiritual, pessoal, profissional, social e […]

LER

Dicas de presentes, orixás governantes e muito mais.

Semana das Mães

Na “Semana das Mães” vamos falar da influência das orixás femininas sobre a personalidade das mamães, além de dica de simpatia de proteção, presentes e mais. O “Dia das Mães”está aí e você pode saber um pouco mais sobre como a personalidade de sua mãe é influenciada pelas yabás, as orixás femininas da Umbanda e também vamos sugerir o presente para sua homenagem, […]

LER

Saiba mais sobre as mães que tem Iemanjá como orixá de cabeça.

Dia das Mães de Iemanjá

Neste “Dia das Mães” descubra como são as mães que tem Iemanjá como orixá de cabeça. Bondosas ora ciumentas, saiba mais sobre as mães filhas de Iemanjá. As mães que tem como orixá principal Iemanjá são muito protetoras, porém buscam mais o diálogo e a educação consciente. Muitas vezes, ao invés de dizer que seu filhinho é o máximo, prefere ficar calada e se […]

LER

Conheça um simples simpatia de proteção para Dia das Mães

Simpatia de proteção para o “Dia das Mães”

O “Dia das Mães” deve ser comemorado com muito carinho e também com simpatia de proteção para aquela que tanto amamos e que nos deu a nossa vida. Não vamos nos esquecer daquela que nos gerou! Este é o dia de prestar homenagem a nossa mãe com presentes para quem pode faze-lo, mas lembre-se que rezar por ela, está ao alcance de qualquer […]

LER

Dia 23 de abri e a proteção de Ogum

Ogum, o Senhor da Guerra e das vitórias

Ogum, com sua espada nos faz mais fortes e afasta o mal, venha ele de onde vier, abre novos horizontes e nos guia rumo a vitória em nossas guerras pessoais. Ogum é homenageado em 23 de abril, que é o dia deste orixá guerreiro, destemido e nos dá força a cada dia para nossas batalhas. Este é o dia mais propício […]

LER

Pedindo a bênção dos orixás para uma semana de paz

Boa semana com a bênção dos orixás

A semana começa e pedimos a bênção dos orixás para que tudo corra bem em nossos caminhos, com paz, tranquilidade e muita energia positiva. Que a bênção dos orixás esteja com você durante toda a semana, Trazendo a sua vida as realizações que você tanto almeja, Trazendo saúde para prosseguir em sua caminhada, Renovando sua fé nos orixás e entidades […]

LER

Promoções para o mês da mulher no site "Raízes Espirituais"

Março das Mulheres 2015 com ajuda das Pombagiras

Março das Mulheres é o mês onde as mulheres tem descontos nos trabalhos espirituais com Pombagiras feitos entre os dias 09 até dia 20 de março de 2015.  As mulheres são vaidosas e querem sempre prontas a atrair com a beleza e o charme. Neste mês invista em sua sensualidade e trabalhe com as Pombagiras para atrair a atenção sexual da pessoa amada. Faça conosco […]

LER

Comemorado em 08 de março para lembrar que muito ainda há que se conquistar em termos de direitos da mulher

O Dia da Mulher na Umbanda

O “Dia da Mulher” em 08 de março é uma data a ser lembrada pela luta das mulheres na conquista de direitos numa sociedade que ainda hoje maltrata a mulher. Inspirada em nossas guerreiras Yabás, as orixás femininas da Umbanda que lutam por seus direitos; chegamos a mais um dia 08 de Março e constatamos que muito ainda há que se fazer em […]

LER

Comemorado na primeira sexta-feira de Março.

Dia Mundial da Oração

O “Dia Mundial da Oração” é comemorado na primeira sexta-feira do mês de março, e foi criado pelo Papa João Paulo II na Itália, em 27 de outubro de 1986. O “Dia Mundial da Oração” foi criado para que haja um dia no ano onde todos rezem em harmonia, juntos; independente do credo que se pratica, da religião que se segue. […]

LER