Características dos filhos do orixá Oxalá

Umas das características dos filhos de Oxalá é marcar naturalmente sua presença por onde passam pois tem a aura de autoridade e poder do orixá maior da umbanda e candomblé.

Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte sempre altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este orixá.

Os filhos de Oxalá geralmente são cuidadosos e generosos, e um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo.

Pai de todos os orixás

Oxalá é o orixá maior do candomblé e umbanda

Geralmente o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.

Pode-se ver muitos filhos de Oxalá atuando em ong’s e projetos assistenciais. Orgulhoso, é sedento por feitos gloriosos, como todos os guerreiros, mesmo que em função de atos caridosos, pelos quais são conhecidos.

Curiosos, especialmente aqueles que tem como orixá de cabeça o jovem Oxaguiã e dados a liberdade em todos os sentidos, apreciam o amor livre, detestam ser mandados. São sedutores e flertam com todos.

Podem se tornar pais excelentes e mães muito amorosas. Dedicam-se com carinho e ternura às crianças, com quem se relacionam muito naturalmente e gostam da companhia delas, na maioria das vezes. Aqueles que tem a versão mais velha do Oxalá, o velho Oxalufã, podem se tornar um pouco impacientes com crianças.

Relacionam-se com facilidade com os filhos de outros orixás, mas, é sabido por todos aqueles que frequentam os terreiros de umbanda e candomblé que os filhos de Oxalá têm sempre uma certa prevenção em relação às pessoas a quem não conhecem muito bem e demoram a estabelecer confiança em alguém, mas quando se torna amigo, é um grande companheiro.

Oxalá –  o orixá supremo do candomblé /umbanda

Oxalá é representado com a cor branca e azul-turquesa para Oxaguiã

Uma das características dos filhos de Oxalá é que eles são um tanto inconstantes e se amuam ou se zangam com grande facilidade, podendo se tornar um pouco ranzinzas. Para alguns filhos deste orixá, sua opinião deve ser ouvida e imposta até os extremos e não raramente por causa dessa característica, os filhos de Oxalá de desentendem com filhos de Iansã, Ogum e Xangô, principalmente.

São, também, pessoas de grande capacidade de liderança, tornando-se, não raras vezes, líderes em suas comunidades ou no ambiente de trabalho, pois inspiram com muita força através do seu discurso. Os filhos de Oxaguiã são bons oradores, e falam muito bem na maioria das vezes. Podem também ter talento especial para a escrita.

Os filhos de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais normalmente  são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos.

Gostam de dominar e liderar as pessoas, especialmente as filhas deste orixá. Em contrapartida, são muito delicadas, caprichosas, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza, harmonia e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitadas, caso contrário, não há diálogo possível.

Os filhos de Oxalá geralmente perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. Sabem conquistar com seu jeitinho elegante, refinado e sincero. São calmos e dóceis, na maioria das vezes, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam especialmente um bom vinho.

Oxaguiã – bravura é uma das características de seus filhos

A velhice tende a tornar os filhos de Oxalufã irritados e rabugentos, para aqueles que tem a versão mais jovem, Oxaguiã,  a idade pode trazer mais concentração e geralmente os filhos deste orixá alcançam a estabilidade financeira quando estão mais velhos. Os filhos de Oxalá podem ser também muito teimosos.

Os filhos de Oxalá são vaidosos, sempre preocupados em ostentar boa aparência e em serem agradáveis. As filhas de Oxalá são boas mães e esposas, embora, às vezes, se mostrem um pouco dominadoras e ciumentas. Também gostam de apresentar-se bem, embora discretamente.

Culto a Oxalá:

Os filhos de Oxalá e de todos os outros orixás devem guardar a sexta-feira como um dia consagrado ao orixá maior e por esta razão todos devem vestir branco e não comer carne, especialmente carnes vermelhas.

Neste dia a maioria das pessoas ligadas a umbanda/candomblé acendem velas brancas pedindo proteção a Oxalá. É excelente dia para tomar um banho energizante de alecrim, da cabeça aos pés.

  • Dia da semana relacionado ao orixá: sexta-feira
  • Cores: branco leitoso para Oxalufã e para Oxaguiã o azul turquesa é aceito juntamente com o branco.
  • Oferendas principais: Milho branco, inhame pilado,  pombo, vela branca.
  • Ervas Sagradas: Tapete de Oxalá (boldo), alecrim, manjericão.

Saiba mais sobre Oxalá na nossa página dedicada ao orixá, clicando aqui.

Descubra quais são seus orixás

Consultar os orixás através do jogo de búzios

Consulta aos orixás através do jogo de búzios

Se você quer consultar sobre diversos assuntos, descobrir o orixá de cabeça que rege seus caminhos e desvendar tudo sobre seu futuro, faça hoje mesmo uma consulta com mãe Makena para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios e Tarô. Entre em contato conosco agora mesmo!

Últimos posts no blog

26 de Julho é dia dos Vovôs e Vovós

Dia dos Vovôs e Vovós

Hoje, 26 de julho, é dia dos Vovôs e Vovós e deixamos aqui nossa singela homenagem a aqueles que são nossos pais duas vezes e moram em nossos corações. Uma homenagem do site “Raízes Espirituais”para o “Dia dos Avós”.

LER

Sant'Ana, ligada pelo sincretismo religioso a orixá Nanã

Sant’Ana, avó de Jesus, ligada pelo sincretismo a Nanã

Nanã é a orixá dos pântanos, ligada pelo sincretismo católico a Sant’Ana, a avó de Jesus, homenageada em 26 de Julho nos terreiros de Umbanda. Sant’Ana (nome em hebraico significa graça) pertencia a família do sacerdote Aarão e; seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi. Seu marido, São Joaquim foi censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas […]

LER

Oração a orixá Nanã no site  "Raízes Espirituais"

Oração a Nanã Burukú

No dia 26 de julho, peça a Nanã Burukú que liberte seus pensamentos do passado e retire qualquer estagnação que esteja atravessando sua vida nesse momento. Acenda uma vela lilás, roxa ou branca para Nanã Buruquê, peça com fé e devoção que ela ilumine seus caminhos. Oração a Nanã Burukú A minha mãe Nanã, eu peço a benção e proteção […]

LER

Homenageada em 26 de julho

Orixá mãe e avó, Nanã Buruquê nos liberta

Nanã Buruquê remete à nossa ancestralidade, um espírito antigo que conduz os espíritos desencarnados ao mundo espiritual, aconchegando-os em seus braços.   Nanã Buruquê é homenageada no dia 26 de Julho, símbolo da origem da vida, do renascimento no barro, nas lama primordial sendo também a orixá da sabedoria, da calma e da evolução. Sua força está ligada a água que […]

LER

Simpatia para Oxum adoçar seu amor

Simpatia para Oxum adoçar o seu amor

Simpatia é magia, um ato de fé que pode ser feito com as bênçãos da orixá do amor, Oxum. Faça a simpatia com fé e alcance de Oxum a sua tão almejada graça!   Simpatia é algo que age como um trabalho espiritual, porém pode ser feito a qualquer dia e por qualquer pessoa, não exige nenhum preparo especial da pessoa […]

LER

Trabalhos especiais para o amor e para o setor profissional

Julho – Sétimo mês do ano com Pombagiras e Exús

O mês de Julho, o sétimo mês do ano, tem grande influência de entidades que comandam as ligações amorosas e as relações profissionais, os Exús e Pombagiras. O sétimo mês do ano é o período onde as forças da Linha de Exús e Pombagiras estão mais atuantes e os trabalhos na área amorosa e na área profissional são favorecidos. Exús e […]

LER

Homenageada em 26 de Julho

Nanã – mãe da vida e morte (26 de Julho)

Nanã é a orixá responsável pela transformação espiritual dos seres para a nova encarnação, mãe ligada a vida e morte homenageada em 26 de julho na Umbanda. Homenageada em 26 de julho, a orixá Nanã carrega consigo o mistério da vida e da morte. Ela acolhe o espírito que acaba de desencarnar e o encaminha ao “vale do esquecimento”, onde […]

LER

Quinta-feira é dia de saudar Oxóssi

Saudação a Pai Oxóssi

Quinta-feira é dia de saudar o “Senhor das Matas”, o grande caçador que sustenta com boas vibrações energéticas a nossa “tribo”. Receba o axé de Oxóssi, Okê! Saudação a Pai Oxóssi Meu pai Oxóssi! Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário a manutenção de nossas vidas, inundai os nossos organismos com a […]

LER

Promoção especial para trabalhos espirituais para o amor em Julho

Julho – Mês de férias e amor

O mês de julho é um período de férias para muitos e também de amor. Para quem tem um amor é tempo de renovar a paixão e quem não tem vai achar o seu par. Aproveite a energia do sétimo mês do ano para aquecer o coração de quem você ama e se você ainda não tem um amor, Julho […]

LER

promoção especial de amarração de amor em Julho

Julho vai aquecer os corações

O mês de Julho chega aquecendo os corações com promoção especial de amarração de amor, pois Julho, o 7º mês, está ligado a força dos Exús e Pombagiras.   O sétimo mês do ano tem a melhor vibração das entidades mensageiras Exús e Pombagiras, sendo este um excelente mês para realizar uma amarração de amor, visando aquecer os corações, aprofundar ou […]

LER

Dia 24 de Junho é o dia de São João sincretizado com Xangô

As cantigas de São João

No dia 24 de junho comemoramos o santo católico São João, sincretizado com Xangô na Umbanda. Hoje, vamos homenagea-lo com algumas cantigas tradicionais. Capelinha de Melão é de São João É de Cravo é de Rosa é de Manjericão São João está dormindo Não acorda não ! Acordai, acordai, acordai, João! O balão vai subindo Vai caindo a garoa O […]

LER

Dia 29 de junho é Dia de São Pedro

Oração de São Pedro

Dia 29 de junho é o “Dia de São Pedro”, faça sua oração pedindo graças a esse grande santo católico, sincretizado na Umbanda com o orixá Xangô. Oração de São Pedro Pela manhã, quando se levantar, antes de pôr o pé no chão e em jejum, faça esta oração para São Pedro, o apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo “Glorioso apóstolo […]

LER

Participe das comemorações para Xangô em Junho

Oração a Xangô

Entre os dias 24 e 29 de junho homenageamos Xangô, orixá da justiça ligado a a forças da natureza como os raios e trovões e convidamos a fazer uma oração. Oração a Xangô Kaô kabiesilé Xangô! Deus do fogo e do trovão, Senhor do raio e da justiça divina, olhe para mim Pai, com seus olhos justos e benditos. E […]

LER

Simpatia de Xangô para vencer injustiças feitas contra você

Simpatia de Xangô para vencer uma injustiça

No mês das as comemorações dos santos católicos “São João” e “São Pedro” indicamos uma Simpatia de Xangô para vencer injustiças feitas contra você. Dia 24 e 29 de junho são os dias de homenagem a Xangô, sincretizado com os santos católicos “São João” e “São Pedro”, respectivamente. Nestes dias prestamos nossas homenagens ao orixá Xangô sendo o dia mais […]

LER

Homenageado em Junho, Xangô é o orixá da justiça

Culto a Xangô

O culto a Xangô está ligado a justiça, a virilidade e ao poder sobre os raios, trovões e o fogo. Comemorado em 24 e 29 de junho, dias de São João e São Pedro. O culto de Xangô Saudação: Kawó-Kabiesilé! (Saudação é a forma com que os Orixas são reverenciados) Cores: Vermelho e Branco ou Vermelho e Marrom ou Marrom e Branco ou somente Marrom ou vermelho. As cores […]

LER