Características dos filhos do orixá Oxalá

Umas das características dos filhos de Oxalá é marcar naturalmente sua presença por onde passam pois tem a aura de autoridade e poder do orixá maior da umbanda e candomblé.

Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte sempre altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este orixá.

Os filhos de Oxalá geralmente são cuidadosos e generosos, e um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo.

Pai de todos os orixás

Oxalá é o orixá maior do candomblé e umbanda

Geralmente o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.

Pode-se ver muitos filhos de Oxalá atuando em ong’s e projetos assistenciais. Orgulhoso, é sedento por feitos gloriosos, como todos os guerreiros, mesmo que em função de atos caridosos, pelos quais são conhecidos.

Curiosos, especialmente aqueles que tem como orixá de cabeça o jovem Oxaguiã e dados a liberdade em todos os sentidos, apreciam o amor livre, detestam ser mandados. São sedutores e flertam com todos.

Podem se tornar pais excelentes e mães muito amorosas. Dedicam-se com carinho e ternura às crianças, com quem se relacionam muito naturalmente e gostam da companhia delas, na maioria das vezes. Aqueles que tem a versão mais velha do Oxalá, o velho Oxalufã, podem se tornar um pouco impacientes com crianças.

Relacionam-se com facilidade com os filhos de outros orixás, mas, é sabido por todos aqueles que frequentam os terreiros de umbanda e candomblé que os filhos de Oxalá têm sempre uma certa prevenção em relação às pessoas a quem não conhecem muito bem e demoram a estabelecer confiança em alguém, mas quando se torna amigo, é um grande companheiro.

Oxalá –  o orixá supremo do candomblé /umbanda

Oxalá é representado com a cor branca e azul-turquesa para Oxaguiã

Uma das características dos filhos de Oxalá é que eles são um tanto inconstantes e se amuam ou se zangam com grande facilidade, podendo se tornar um pouco ranzinzas. Para alguns filhos deste orixá, sua opinião deve ser ouvida e imposta até os extremos e não raramente por causa dessa característica, os filhos de Oxalá de desentendem com filhos de Iansã, Ogum e Xangô, principalmente.

São, também, pessoas de grande capacidade de liderança, tornando-se, não raras vezes, líderes em suas comunidades ou no ambiente de trabalho, pois inspiram com muita força através do seu discurso. Os filhos de Oxaguiã são bons oradores, e falam muito bem na maioria das vezes. Podem também ter talento especial para a escrita.

Os filhos de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais normalmente  são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos.

Gostam de dominar e liderar as pessoas, especialmente as filhas deste orixá. Em contrapartida, são muito delicadas, caprichosas, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza, harmonia e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitadas, caso contrário, não há diálogo possível.

Os filhos de Oxalá geralmente perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. Sabem conquistar com seu jeitinho elegante, refinado e sincero. São calmos e dóceis, na maioria das vezes, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam especialmente um bom vinho.

Oxaguiã – bravura é uma das características de seus filhos

A velhice tende a tornar os filhos de Oxalufã irritados e rabugentos, para aqueles que tem a versão mais jovem, Oxaguiã,  a idade pode trazer mais concentração e geralmente os filhos deste orixá alcançam a estabilidade financeira quando estão mais velhos. Os filhos de Oxalá podem ser também muito teimosos.

Os filhos de Oxalá são vaidosos, sempre preocupados em ostentar boa aparência e em serem agradáveis. As filhas de Oxalá são boas mães e esposas, embora, às vezes, se mostrem um pouco dominadoras e ciumentas. Também gostam de apresentar-se bem, embora discretamente.

Culto a Oxalá:

Os filhos de Oxalá e de todos os outros orixás devem guardar a sexta-feira como um dia consagrado ao orixá maior e por esta razão todos devem vestir branco e não comer carne, especialmente carnes vermelhas.

Neste dia a maioria das pessoas ligadas a umbanda/candomblé acendem velas brancas pedindo proteção a Oxalá. É excelente dia para tomar um banho energizante de alecrim, da cabeça aos pés.

  • Dia da semana relacionado ao orixá: sexta-feira
  • Cores: branco leitoso para Oxalufã e para Oxaguiã o azul turquesa é aceito juntamente com o branco.
  • Oferendas principais: Milho branco, inhame pilado,  pombo, vela branca.
  • Ervas Sagradas: Tapete de Oxalá (boldo), alecrim, manjericão.

Saiba mais sobre Oxalá na nossa página dedicada ao orixá, clicando aqui.

Descubra quais são seus orixás

Consultar os orixás através do jogo de búzios

Consulta aos orixás através do jogo de búzios

Se você quer consultar sobre diversos assuntos, descobrir o orixá de cabeça que rege seus caminhos e desvendar tudo sobre seu futuro, faça hoje mesmo uma consulta com mãe Makena para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios e Tarô. Entre em contato conosco agora mesmo!

Últimos posts no blog

Culto a Obá realizado as quartas-feiras

Culto a Obá

O Culto a Obá ocorre as quartas-feiras quando a grande e respeitosa orixá feminina vem nos proteger com a força de sua espada e das águas revoltas. Obá representa as águas revoltas dos rios, as pororocas, as águas fortes são considerados seus domínios. Grande protetora de seus filhos, Obá é uma das únicas orixás femininas que vence diversos orixás masculinos em […]

LER

Encontre sua alma gêmea através de trabalhos espirituais específicos na Umbanda

Alma Gêmea e os trabalhos espirituais da Umbanda

Desde o início dos tempos o ser humano se completa encontrando sua alma gêmea, um parceiro, ou parceira, alguém com quem partilhar os caminhos do amor. Um relacionamento abençoado é o que todos procuramos, uma convivência harmônica, baseada na confiança, respeito e troca. Alguém por quem lutaremos para apoiar e com quem contaremos para também nos apoiar nas batalhas, nos empreendimentos, […]

LER

É possível esquecer o amor com ajuda espiritual?

Esquecer o amor

Será possível esquecer o amor que nos trouxe tanta felicidade e de repente virou as costas e foi embora? Por que tudo isso está acontecendo comigo? Recebo muitos emails de pessoas desesperadas por amor. Sei como é duro ter o coração apertado e saber que aquela pessoa que você mais ama neste mundo não vai voltar e em alguns casos, mesmo já […]

LER

Feitiços podem ser usados tanto para o bem quanto para o mal

Feitiço – Um instrumento para o bem ou para o mal

O feitiço pode agir como um bálsamo para nossa dor, quando feito para o bem, ou como um veneno, quando feito pela maldade de alguém para nos atingir. O feitiço às vezes não passa de uma maldade que nos alcança principalmente em nossos momentos de maior fragilidade, vindo de outras pessoas através de palavras, pensamentos ou práticas maléficas, movidas por […]

LER

Trabalhos espirituais e muita informação na quaresma

Especial Quaresma – O caminho para a Páscoa

O período da Quaresma é a preparação para as comemorações da ressurreição de Cristo na Páscoa e determina aos cristãos que façam jejum, oração e caridade. Para nós da Umbanda o período da quaresma não tem nenhum fundamento prático e não impõe nenhuma paralisação das atividades espirituais, pois não estamos ligados as comemorações da Igreja Católica. Pelo contrário, nessa época […]

LER

Aprenda a pedir sua entidade regente para não deixar faltar dinheiro em seu bolso.

Ritual para Pombagira não deixar você sem dinheiro

Neste ritual para Pombagira você vai aprender a pedir sua entidade regente para promover uma limpeza profunda em sua casa atraindo dinheiro a seus caminhos. Ritual para Pombagira Regente Esse ritual para Pombagira deve ser realizado em qualquer segunda-feira do mês. Você deve varrer a sua casa dos cômodos dos fundos para frente, juntando o lixo numa folha de jornal do dia. Junto com o lixo, […]

LER

A quarta-feira nos remete a passagem da vida, e a sua fragilidade.

Quarta-feira de cinzas

A quarta-feira de cinzas tem um significado muito profundo e bonito para os católicos, além de marcar o primeiro dia da quaresma, um dia depois do carnaval. A quarta-feira de cinzas é um símbolo da mudança, recordando que a vida é passageira, transitória, efêmera e todos estamos sujeitos à morte, sendo um dia de jejum e abstinência para os cristãos. E nessa quarta-feira de cinzas, lembrando que a […]

LER

Oração a Oxalá na sexta-feira

Oxalá é minha bênção

Oxalá é minha bênção e toda sexta-feira visita a minha casa, meu trabalho, minha família, meus amigos e a tudo que amo nessa vida. Quem tem Oxalá tem tudo! E pode esperar estar protegido contra qualquer mal nessa terra, com Oxalá nada falta! Oxalá tornou-se presença constante em minha vida Fui agraciada com a paz e tranquilidade de Oxalá. Não […]

LER

Orixá maior da Umbanda homenageado as sextas-feiras

Culto a Oxalá (Com oração)

O culto a Oxalá ocorre às sextas-feiras quando os praticantes e simpatizantes da Umbanda vestem-se de branco em homenagem ao orixá da paz e da tranquilidade. Pacificador, respeitado por todos como o orixá maior da Umbanda, o culto a Oxalá é praticado principalmente por aqueles que nas dificuldades e aflições parecem ter perdido toda a esperança na vida, e recorrem como […]

LER

Passe espiritual na Umbanda praticado por diversas entidades é ferramenta poderosa de limpeza espiritual.

Passe espiritual na Umbanda

O passe espiritual tem grande valor e importância na Umbanda caracterizando-se pela troca ativa de energia entre quem está dando o passe e aquele que recebe.   O passe espiritual é um ritual que quando feito corretamente tem propriedades espetaculares de cura, descarrego, harmonização dos chacras, canalização das energias espirituais, enfim; uma série de benefícios que somente os seres superiores poderiam […]

LER

Deusa guerreira comemorada em 04 de dezembro

Culto a Iansã (Com oração)

“Rainha dos Raios” forte e independente orixá que comanda os mortos, o culto a Iansã se dá na quarta-feira, quando recebemos as bênçãos dessa guerreira. Iansã é uma orixá forte e destemida, senhora conhecedora das artes da guerra, não pode haver melhor aliada nos combates do dia a dia. O culto a Iansã está ligado aos mortos, que a orixá […]

LER

Ogum, orixá da guerra, da tecnologia e da inovação científica.

Culto a Ogum (Com oração)

O culto a Ogum se dá as terças-feiras quando o “Senhor da Guerra” vem a nosso socorro defender das demandas e ajudar  a vencer as batalhas da vida cotidiana. Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos é um dos orixás mais queridos e populares da Umbanda. Ora sincretizado com São Jorge, ora […]

LER

Como cultuar o orixá Exú

Culto a Exú (com oração)

O culto a Exú é realizado às segundas-feiras, chamando pelo “Senhor das fronteiras” para ajudar em assuntos amorosos e profissionais na maioria das vezes. Exú faz a guarda e distribui bênçãos de fertilidade, fartura, proteção astral, prosperidade e boa sorte nos negócios. Se bem tratado e agradado como se deve, sabe retribuir as oferendas em dobro, mas, quando Exú é esquecido; torna-se o […]

LER

Faça sua oração ao Senhor dos Caminhos e viaje com tranquilidade

Oração a Ogum para viajar

Todos nós precisamos de proteção espiritual para viajar, faça sua oração a Ogum antes de qualquer viagem e proteja-se dos imprevistos e acidentes. Na Umbanda, fazemos oração a Ogum para viajar, pois acreditamos que chamando este poderoso “Senhor dos Caminhos”, podemos seguir por terra, mar ou ar com muita força espiritual e sem medo de acidentes ou intempéries. Oração a Ogum […]

LER

Venha curtir todas as dicas de proteção espiritual para os dias de carnaval, confira!

Carnaval 2015

Você não pode pular o carnaval 2015 sem antes visitar o site “Raízes Espirituais” e curtir todas as dicas de proteção espiritual nos dias de folia, confira! O carnaval é uma época onde todos estão muito vulneráveis no plano espiritual, saiba por quê. Muitas pessoas não sabem o que o carnaval e a quaresma na Umbanda significam, quais rituais podem ou […]

LER