Características dos filhos do orixá Oxalá

Umas das características dos filhos de Oxalá é marcar naturalmente sua presença por onde passam pois tem a aura de autoridade e poder do orixá maior da umbanda e candomblé.

Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte sempre altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este orixá.

Os filhos de Oxalá geralmente são cuidadosos e generosos, e um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo.

Pai de todos os orixás

Oxalá é o orixá maior do candomblé e umbanda

Geralmente o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.

Pode-se ver muitos filhos de Oxalá atuando em ong’s e projetos assistenciais. Orgulhoso, é sedento por feitos gloriosos, como todos os guerreiros, mesmo que em função de atos caridosos, pelos quais são conhecidos.

Curiosos, especialmente aqueles que tem como orixá de cabeça o jovem Oxaguiã e dados a liberdade em todos os sentidos, apreciam o amor livre, detestam ser mandados. São sedutores e flertam com todos.

Podem se tornar pais excelentes e mães muito amorosas. Dedicam-se com carinho e ternura às crianças, com quem se relacionam muito naturalmente e gostam da companhia delas, na maioria das vezes. Aqueles que tem a versão mais velha do Oxalá, o velho Oxalufã, podem se tornar um pouco impacientes com crianças.

Relacionam-se com facilidade com os filhos de outros orixás, mas, é sabido por todos aqueles que frequentam os terreiros de umbanda e candomblé que os filhos de Oxalá têm sempre uma certa prevenção em relação às pessoas a quem não conhecem muito bem e demoram a estabelecer confiança em alguém, mas quando se torna amigo, é um grande companheiro.

Oxalá –  o orixá supremo do candomblé /umbanda

Oxalá é representado com a cor branca e azul-turquesa para Oxaguiã

Uma das características dos filhos de Oxalá é que eles são um tanto inconstantes e se amuam ou se zangam com grande facilidade, podendo se tornar um pouco ranzinzas. Para alguns filhos deste orixá, sua opinião deve ser ouvida e imposta até os extremos e não raramente por causa dessa característica, os filhos de Oxalá de desentendem com filhos de Iansã, Ogum e Xangô, principalmente.

São, também, pessoas de grande capacidade de liderança, tornando-se, não raras vezes, líderes em suas comunidades ou no ambiente de trabalho, pois inspiram com muita força através do seu discurso. Os filhos de Oxaguiã são bons oradores, e falam muito bem na maioria das vezes. Podem também ter talento especial para a escrita.

Os filhos de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais normalmente  são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos.

Gostam de dominar e liderar as pessoas, especialmente as filhas deste orixá. Em contrapartida, são muito delicadas, caprichosas, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza, harmonia e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitadas, caso contrário, não há diálogo possível.

Os filhos de Oxalá geralmente perdoam facilmente, sabem ver que sentimentos negativos só atrasam. Sabem conquistar com seu jeitinho elegante, refinado e sincero. São calmos e dóceis, na maioria das vezes, andam com a postura reta, que representa sua natural elegância. Tem gostos caros e apreciam especialmente um bom vinho.

Oxaguiã – bravura é uma das características de seus filhos

A velhice tende a tornar os filhos de Oxalufã irritados e rabugentos, para aqueles que tem a versão mais jovem, Oxaguiã,  a idade pode trazer mais concentração e geralmente os filhos deste orixá alcançam a estabilidade financeira quando estão mais velhos. Os filhos de Oxalá podem ser também muito teimosos.

Os filhos de Oxalá são vaidosos, sempre preocupados em ostentar boa aparência e em serem agradáveis. As filhas de Oxalá são boas mães e esposas, embora, às vezes, se mostrem um pouco dominadoras e ciumentas. Também gostam de apresentar-se bem, embora discretamente.

Culto a Oxalá:

Os filhos de Oxalá e de todos os outros orixás devem guardar a sexta-feira como um dia consagrado ao orixá maior e por esta razão todos devem vestir branco e não comer carne, especialmente carnes vermelhas.

Neste dia a maioria das pessoas ligadas a umbanda/candomblé acendem velas brancas pedindo proteção a Oxalá. É excelente dia para tomar um banho energizante de alecrim, da cabeça aos pés.

  • Dia da semana relacionado ao orixá: sexta-feira
  • Cores: branco leitoso para Oxalufã e para Oxaguiã o azul turquesa é aceito juntamente com o branco.
  • Oferendas principais: Milho branco, inhame pilado,  pombo, vela branca.
  • Ervas Sagradas: Tapete de Oxalá (boldo), alecrim, manjericão.

Saiba mais sobre Oxalá na nossa página dedicada ao orixá, clicando aqui.

Descubra quais são seus orixás

Consultar os orixás através do jogo de búzios

Consulta aos orixás através do jogo de búzios

Se você quer consultar sobre diversos assuntos, descobrir o orixá de cabeça que rege seus caminhos e desvendar tudo sobre seu futuro, faça hoje mesmo uma consulta com mãe Makena para uma avaliação de seus problemas através do Jogo de Búzios e Tarô. Entre em contato conosco agora mesmo!

Últimos posts no blog

Previsões para 2017

Previsões para 2017 no Jogo de Búzios e Cartas do Tarô

As previsões para 2017 do Jogo de Búzios e Cartas do Tarô de Mãe Makena trazem dicas a você que deseja um ano novo repleto de realizações, confira!

LER

Filhos Logunedé

Características filhos de Logunedé

Filhos de Logunedé – Logunedé é o orixá da pesca e caça, dons herdados de seus pais Oxum e Oxóssi.

LER

Dezembro 2016 no site "Raízes Espirituais"

Dezembro 2016 no site “Raízes Espirituais”

Dezembro 2016 haverão diversas comemorações e sorteio no site “Raízes Espirituais”, participe gratuitamente e tenha um 2017 abençoado pelos orixás! O dia 04 de dezembro, “Dia de Santa Bárbara” é quando faço minha “Obrigação Anual para Iansã”, a deusa das tempestades que comanda os mortos. Participe! No dia 07  realizamos nossa homenagem mensal as Pombagira e Exús, como fazemos todos os meses. […]

LER

Culto Obá

Culto Obá

O Culto Obá ocorre as quartas-feiras quando a grande e respeitosa orixá feminina vem nos proteger com a força de sua espada e das águas revoltas.

LER

Dicas para sua simpatia

Dicas para sua simpatia

Muitas pessoas nos enviam mensagens perguntando porque a simpatia que fizeram não dá certo. As respostas, na maioria das vezes, são muito simples: a falta de fé, erro na realização dos trabalhos, confusão nos ingredientes utilizados, realização em dias não apropriados, etc.

LER

Inveja no trabalho

Como lidar com a inveja no trabalho

A inveja um dos 7 pecados capitais é um dos piores sentimentos negativos que podem acometer qualquer pessoa no trabalho que esteja sem proteção espiritual.

LER

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem

Como Nanã Ajudou na Criação do Homem – Nanã é a orixá responsável pela transformação espiritual dos seres para a nova encarnação, mãe ligada a vida e morte.

LER

Curiosidades sobre Iemanjá

Curiosidades sobre Iemanjá

Curiosidades sobre Iemanjá – Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana). O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.

LER

Dicas para proteger sua casa

Dicas para proteger sua casa

A seguir trazemos algumas dicas para proteger sua casa contra macumba, feitiços lançados contra você, inveja, olho gordo e até mesmo contra entrada de inimigos. Saiba como!

LER

Obrigação anual Oxum

Obrigação Anual para mãe Oxum

No dia 08 de dezembro, “Dia de Nossa Senhora da Conceição” faço a minha mais importante Obrigação Anual para mãe Oxum, meu orixá de cabeça. Participe!

LER

Fase da lua

Simpatia para cada fase da lua

A lua é uma influência poderosa nos feitiços e simpatias além de vários trabalhos espirituais que realizamos, aproveite cada fase da lua.

LER

Obrigação para Iansã

Obrigação Iansã

O dia 04 de dezembro, “Dia de Santa Bárbara” é quando faço minha “Obrigação Anual para Iansã”, a deusa das tempestades que comanda os mortos. Participe!

LER

Prece Iemanjá

Bela prece Iemanjá

Hoje sábado é dia das Rainhas das Águas Mamãe Oxum e Iemanjá.   Bela prece para ser feita a Rainha do mar, Iemanjá.  

LER

Culto a Oxalá

O culto a Oxalá

O culto a Oxalá ocorre às sextas-feiras quando os praticantes e simpatizantes da Umbanda vestem-se de branco em homenagem ao orixá da paz e da tranquilidade.

LER

Ponto de saudação a Oxóssi

Ponto de saudação a Oxóssi

Ponto de saudação a Oxóssi – Oxóssi é o orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.

LER