Oxóssi

Dia 20 de janeiro é comemorado o “Dia de Oxóssi” o orixá da caça, da busca e do conhecimento que habita as matas, quando é comemorado também no catolicismo o “Dia de São Sebastião“.

Oxóssi, orixá da caça e das matas

Oxóssi, orixá da caça e das matas

Orixá muito popular no Brasil, Oxóssi é o guardião das matas. Santo de personalidade forte e independente. Cores verdes e azuis predominam em suas vestimentas.

A saudação de Oxóssi é : Okê Arôôô

Caracteristicas dos filhos de Oxóssi

Caracteristicas dos filhos de OxossiOxóssi representa as matas. Seus filhos são honestos, desinteressados, altruístas e espontâneos. A sua principal característica é a honestidade porque nunca esperam recompensa por aquilo que fazem espontaneamente.

Os filhos de Oxossi são geralmente pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir.

Fisicamente, os filhos de Oxossi, tendem a ser relativamente magros, um pouco nervosos, mas controlados. São reservados, tendo forte ligação com o mundo material, sem que esta tendência denote obrigatoriamente ambição e instabilidade em seus amores.

Gostam de viver sozinhas, preferindo receber grupos limitados de amigos. É portanto, o tipo de pessoa que lida bem com a realidade material, sonha pouco, tem os pés ligados à terra.

Têm um grande inconveniente: são inconstantes, não persistentes, seja qual for o motivo. Com muita freqüência, após lutarem por um ideal, às vezes, às vésperas de consegui-lo desistem e partem para nova idéia.

Geralmente, os filhos de Oxóssi reúnem qualidades que são muito importantes. Se alguém está doente, ele é aquele que vai várias vezes visitar a pessoa, ver como está passando, se interessa pelo bem-estar dos outros. Não se aborrecem com as reclamações e ouvem lamúrias dos outros sempre com muita atenção. Dão-se muito bem com qualquer faixa de idade.

Sentem-se mais à vontade em ambientes descontraídos. Não gostam de andar muito presos em roupas sociais. Não se sentem bem em cerimônias muito formais. São dados a vida muito singela. Não são dados ao luxo; tem verdadeira ojeriza a tudo o que chama a atenção.

Oxossi,seus simbolos e ferramentas

Oxossi,seus simbolos e ferramentas

Adoram andar, gostam do ar livre, não gostam de ficar em ambientes fechados ou escuros. São muito complacentes com a aquisição de bens materiais, sendo desligados de tudo aquilo que se refira a luxo

O filho de Oxóssi costuma mudar de atividade com relativa facilidade, mas na possibilidade de lançar raízes em algum campo de negócio, são profundos e seguros, jamais mudam.

O chefe de família, filho de Oxóssi, é um tanto desligado do lar, não que ele não se interesse pelos problemas familiares, é que prefere ser servido a servir.

A mulher, filha de Oxóssi, tende a não ser muito boa dona de casa. Gosta das coisas bem feitas, mas não de fazer, gosta das coisas em ordem, mas prefere mandar que os outros façam.

Ervas de Oxóssi

Samambaia, Eucalipto, Erva Tostão, Alecrim do Campo; Peregun Verde; Mangueira; Chapéu de Coro; Abre Caminho; Vence-Demandas; Jureminha; Erva Doce; Pitangueira; Romã; Sabugueiro; Malva Rosa; Levante; Capim Limão; Violeta, entre outras.

Qualidade de Oxóssi

  • Òdé
  • Otin
  • Òdéarólé
  • Akeran
  • Ajayipapo
  • Danadana
  • Apáòka
  • Inlè
  • Irinlè
  • Ibualama
  • Isambu
  • Karele

Comidas servidas a Oxóssi

Ewa (feijão fradinho torrado), dentro de um oberó, Axoxó (milho vermelho com fatias de coco) e frutas variadas.

Símbolos e ferramentas de Oxóssi

O ofá (arco e flecha), ogê (um tipo de chifre de boi que é usado para emitir um som chamado Olugboohun, cuja tradução é: “Senhor escuta minha voz” e o Iru Kere (cetro com rabo de cavalo, boi ou búfalo, que ele usa para manejar os espíritos da floresta).

Ponto do Oxóssi

Últimos posts no blog

O mês de agosto termina na segunda-feira, dia de domínio de Obaluaê

Obaluaê fecha o mês de agosto

Obaluaê, o senhor das doenças fecha o mês de Agosto de 2015 dando passagem a Ogum e Oxumaré que abrem Setembro, o mês do início da primavera.

LER

Bom dia!

Gentileza

Bom dia! A gentileza conduz você inevitavelmente ao sucesso.

LER

Bom domingo!

Axé de Nanã

Bom domingo para você com o axé de Nanã!

LER

Bom final de semana!

Salve as orixás das águas

Protetoras do final de semana! Salve as orixás das águas! Ora Yê Yê Ô Oxum! Odoyá Iemanjá! Saluba Nanã!

LER

Oxum deixa sua bênção

Oxum e o último sábado de agosto 2015

No último sábado do mês de agosto de 2015 Oxum vem deixar sua bênção. Ora Yê Yê Ô Oxum! Um sábado cheio de boas realizações para você!

LER

Bom dia!

Obstáculos

Bom Dia! Os obstáculos iniciais podem trazer hesitação. Não convêm desistir, mas sim refletir sobre eles!

LER

Oração ao orixá Tempo

Oração a Irôko (Orixá Tempo)

Faça sua oração a Irôko (Orixá Tempo) na lua cheia e receba deste orixá proteção e axé.

LER

Ponto de concentração de energias de Iemanjá

Ponto de irradiação da energia de Iemanjá

Aqueles que são filhos de Iemanjá ou tem simpatia pela “Rainha do Mar” podem criar em sua casa um ponto de irradiação da energia dessa orixá. Saiba como.

LER

Prisão no Reino de Oyó

Itan de Oxalá – Prisão no Reino de Oyó

Nesse itan (lenda) vemos Xangô atirar Oxalá por engano na prisão, trazendo sérias consequências ao reino, quando descobre através do oráculo que era seu pai.

LER

Quiromancia na Umbanda

Leitura das mãos pela Pombagira Cigana – Quiromancia na Umbanda

A leitura das mãos feita por Pombagira Cigana é a arte refinada da “Quiromancia na Umbanda” e só terreiros tradicionais da “Linha do Oriente” desenvolvem.

LER

Oxóssi é homenageado as quintas-feiras

Oração de proteção a casa para Oxóssi

Nesta oração a Oxóssi pedimos pela proteção do grande caçador do plano espiritual para que a fome e as ofensas não atravessem nossos caminhos. Peça com fé!

LER

Lenda sobre a impulsividade característica de Ogum

Itan de Ogum – Impulsivo guerreiro

Neste itan (lenda) vemos como Ogum intolerante lança-se num ataque de fúria e destrói aquilo que está a volta dele e arrependido volta-se contra si mesmo.

LER

Comemorações do mês de setembro no site "Raízes Espirituais"

Setembro – Independência, festa de Erês e a bênção de São Miguel Arcanjo

Setembro é hora de renovar oferendas aos Erês para a vida mais suave com o axé dos espíritos infantis, que trazem independência e a proteção do um Arcanjo. Setembro é um mês abençoado pelos Erês, que vão ajudar a iluminar seus caminhos para que você conquiste a independência financeira, inspirado na Independência do Brasil comemorada em 07 de setembro, dia de […]

LER

Venenos espirituais que tem cura através da Umbanda

Proteja-se contra mau olhado e inveja

Mau olhado e inveja são duas das forças mais destruidoras que podem existir no coração do ser humano e tem enorme impacto na pessoa atingida, saiba como.

LER

Dia de São Bartolomeu no sincretismo religioso homenageamos Oxumaré

Oração a Oxumaré em 24 de Agosto

Dia 24 de Agosto é dia de “São Bartolomeu”, ligado pelo sincretismo católico ao orixá Oxumaré homenageado nessa data na Umbanda. Participe das homenagens! Oração a Oxumaré Pai Oxumaré derrama sobre nós suas bênçãos com as 7 cores do divino Arco-Íris Purificando nosso espírito com Vosso poder de restauração e transformação Descarrega de nosso espírito aquilo que nos prejudica Afasta os miasmas espirituais […]

LER