Dia de Oxum

Oxum é um orixá feminino da umbanda e candomblé, que reina sobre a água doce, o amor, a beleza, a riqueza, diplomacia. É comemorada em 08 de dezembro.

Oxum, orixá feminino da riqueza, maternidade e beleza

A escolha da data para a comemoração anual vem do sincretismo religioso com a igreja católica do “Dia de Imaculada Conceição”, uma das várias Nossas Senhoras com a quais Oxum é identificada.

Na Bahia, Oxum é sincretizada com “Nossa Senhora das Candeias” ou “Nossa Senhora dos Prazeres”. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com “Nossa Senhora da Conceição”, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de “Nossa Senhora”, ora com “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”.

Deusa da fertilidade, protetora da gravidez e das crianças

08 de dezembro

Trabalhos especiais para Oxum incluem amarração de amor, união de casais, gravidez, etc.

Oxun é a padroeira da gestação e da fecundidade, recebendo as preces das mulheres que desejam ter filhos e protegendo-as durante a gravidez.

Protege, também, as crianças pequenas até que comecem a falar, sendo carinhosamente chamada de Mamãe por seus devotos.

Na natureza, o culto a Oxun costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais.

Com Oxun, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões e amarrações dos casais, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de “Senhora do Ouro”.

Culto a Oxum

Filhas de Oxum tem intuição forte e podem se tornar líderes espirituais

  • Dia principal de culto: Sábado
  • Comemoração Anual: 08 de dezembro
  • Cores: Amarelo, ouro, rosa, azul claro
  • Símbolo: Leque com espelho (Abebé)
  • Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas)
  • Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade
  • Saudação: Ora Yêyê Ô!
  • Velas: branca, rosa e azul clara
  • Oferendas: Omolocum, rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc.

Obrigação Anual para Oxum

Este é um dia muito especial para trabalhos relacionados a união de casaismatrimônioamarração de amor, etc, pois Oxun é a deusa do amor.

Este é um dia especial também para aquelas mulheres que querem fazer trabalhos para engravidar pois Oxun preside a maternidade e o parto.

Dia ideal para os filhos de Oxum prestarem homenagens fazendo oferendas a deusa e garantirem as bençãos para o próximo ano que inicia.

Participe da comemoração do Dia de Oxum

Participe da nossa “Obrigação Anual para Oxum” realizada todo dia 08 de dezembro.

Para saber mais sobre Mamãe Oxun , visite nossa página dedicada a ela clicando aqui. 

Últimos posts no blog

Hoje é dia de Oxóssi

Hoje é dia de Oxóssi

Hoje é dia de Oxóssi – Dia 20 de janeiro comemoramos o “Dia de São Sebastião” sincretizado pela igreja católica com o orixá Oxóssi.

LER

Defumação para os Orixás regentes de segunda feira

Defumação para os Orixás regentes de segunda feira

Defumação para os Orixás regentes de segunda feira, Exú, Omulú e Irôko.

LER

Sete  Lágrimas

Sete lágrimas de um Preto Velho

Sete lágrimas de um Preto Velho – Belo poema atribuído aos Pretos Velhos em sua imensa sabedoria que faz uma crítica àqueles que desprezam a umbanda ou a tratam com vaidade e desdém.

LER

Oferendas no primeiro dia 7 do ano

Oferenda no primeiro dia 7 do ano

Para agradar sua Pombagira ou Exú faça uma oferenda no primeiro dia 7 do ano e receba proteção contra feitiços e abertura para prosperidade em sua vida.

LER

Boa noite

Orixá não muda

Orixá não muda a essência de ninguém. Água nunca será terra, assim como fogo nunca será ar. Orixá te oferece ferramentas para crescer, portanto você é o único responsável pela sua evolução! Boa noite.

LER

Oração Santos Reis

Oração aos Santos Reis

No dia 06 de janeiro é celebrado o dos dos Santos Reis, data onde termina para os católicos os festejos natalícios; sendo o dia em que são desarmados os presépios e árvores de natal e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

LER

fase da Lua

As simpatias para cada fase da Lua

A lua é uma influência poderosa nos feitiços e simpatias além de vários trabalhos espirituais que realizamos, aproveite cada fase da lua.

LER

Janeiro de 2017

Janeiro de 2017

Janeiro abre o ano de 2017 com homenagens e eventos abertos para participação gratuita de todas as pessoas que desejarem prestar suas reverências e fazer seus pedidos. Aproveite!

LER

Terça feira 2017

Primeira terça de 2017

Primeira terça feira de 2017! que tal relembrarmos quais são os orixás regentes do dia, e o culto de cada um?

LER

Ano novo com defumação

Ano Novo com defumação

Ano novo com defumação – Para a entrada do ano novo deixe sua residência com boas energias de prosperidade, harmonia e amor realizando esta defumação espiritual no último dia do ano.

LER

Proteção Espiritual

Proteção espiritual para você e sua casa

Proteção espiritual – O final do ano está aí sendo necessário proteger você e sua casa com energias espirituais positivas para a chegada de um ano novo cheio de alegrias.

LER

Por que a umbanda indica o uso de roupas brancas na virada do ano?

Roupas brancas na virada

Por que a umbanda indica o uso de roupas brancas na virada do ano?

LER

Proteção da casa

Proteção da casa nas festas de final de ano

Proteção da casa – Sua casa também deve estar protegida e carregada de boas energias para que você tenha um ano novo cheio de felicidade, prosperidade e amor. Uma boa defumação é o princípio de tudo.

LER

Prosperidade no Ano Novo

Prosperidade no Ano

A prosperidade no Ano Novo é dada pela “Rainha do Mar” que recebe as oferendas no “Barco de Iemanjá”, entregues na passagem do ano, sob as regras da Umbanda.

LER

Dia do Pai Oxalá

Dia do Pai Oxalá

Natal é dia de Oxalá! O sincretismo com Jesus Cristo deu ao primeiro orixá, e pai de todos os outros, a data comemorativa.

LER