Dia de Oxum

Oxum é um orixá feminino da umbanda e candomblé, que reina sobre a água doce, o amor, a beleza, a riqueza, diplomacia. É comemorada em 08 de dezembro.

Oxum, orixá feminino da riqueza, maternidade e beleza

A escolha da data para a comemoração anual vem do sincretismo religioso com a igreja católica do “Dia de Imaculada Conceição”, uma das várias Nossas Senhoras com a quais Oxum é identificada.

Na Bahia, Oxum é sincretizada com “Nossa Senhora das Candeias” ou “Nossa Senhora dos Prazeres”. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com “Nossa Senhora da Conceição”, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de “Nossa Senhora”, ora com “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”.

Deusa da fertilidade, protetora da gravidez e das crianças

08 de dezembro

Trabalhos especiais para Oxum incluem amarração de amor, união de casais, gravidez, etc.

Oxun é a padroeira da gestação e da fecundidade, recebendo as preces das mulheres que desejam ter filhos e protegendo-as durante a gravidez.

Protege, também, as crianças pequenas até que comecem a falar, sendo carinhosamente chamada de Mamãe por seus devotos.

Na natureza, o culto a Oxun costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais.

Com Oxun, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões e amarrações dos casais, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de “Senhora do Ouro”.

Culto a Oxum

Filhas de Oxum tem intuição forte e podem se tornar líderes espirituais

  • Dia principal de culto: Sábado
  • Comemoração Anual: 08 de dezembro
  • Cores: Amarelo, ouro, rosa, azul claro
  • Símbolo: Leque com espelho (Abebé)
  • Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas)
  • Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade
  • Saudação: Ora Yêyê Ô!
  • Velas: branca, rosa e azul clara
  • Oferendas: Omolocum, rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc.

Obrigação Anual para Oxum

Este é um dia muito especial para trabalhos relacionados a união de casaismatrimônioamarração de amor, etc, pois Oxun é a deusa do amor.

Este é um dia especial também para aquelas mulheres que querem fazer trabalhos para engravidar pois Oxun preside a maternidade e o parto.

Dia ideal para os filhos de Oxum prestarem homenagens fazendo oferendas a deusa e garantirem as bençãos para o próximo ano que inicia.

Participe da comemoração do Dia de Oxum

Participe da nossa “Obrigação Anual para Oxum” realizada todo dia 08 de dezembro.

Para saber mais sobre Mamãe Oxun , visite nossa página dedicada a ela clicando aqui. 

Últimos posts no blog

Kao Kabiesilê! Salve Xangô!

Kao Kabiesilê Salve Xangô

Kao Kabiesilê! Salve Xangô! Dia 30 faremos nossa homenagem a Xangô. Participe! Dia 29 é dia de Xangô, Guerreiro invencível e senhor dos raios e da justiça. Xangô carrega um machado de duas lâminas que, colocada na boca, permite-lhe cuspir fogo e pedras de raio.

LER

Dia 24 é dia de São João

Dia 24 é dia de São João

Dia de São João , 24 de junho, é celebrado com festa, afinal São João é conhecido como santo festeiro. As festas de São João são marcadas por danças, cantigas, encenação e pratos típicos.

LER

Dia de São João

Dia de São João

Dia de São João é uma das celebrações das festas juninas que acontece em vários países ligados a festa pagã do solstício de verão, celebrada em 24 de junho.

LER

Oração a Pai Xangô

Oração a Pai Xangô

Este mês de Junho homenageamos o orixá Xangô, senhor da Justiça, dos raios e trovões. Faça sua oração a Xangô e resolva seus problemas na justiça.

LER

Problemas na Justiça têm ajuda de Xangô

Problemas na Justiça têm ajuda de Xangô

No mês de São João e São Pedro, o problemas na justiça são trabalhados pelo orixá justiceiro Xangô que vai ajudar você a vencer demandas.  

LER

Exú e Santo Antônio, Orixá e Santo Casamenteiros

Exú e Santo Antônio – Orixá e Santo casamenteiros

Exú é o senhor do fogo e assim ele foi sincretizado em Santo Antônio, pois ao celebrar o dia deste santo, grandes fogueiras eram acesas pelos escravos vindos da África, no Brasil colonial.

LER

Participe das homenagens a Xangô e de nosso sorteio

Sorteio da Estátua de Xangô em Junho 2016

Convidamos você a participar do Sorteio da Estátua de Xangô em Junho 2016, durante as homenagens ao orixá nas festas juninas.

LER

Participe de nosso sorteio

Sorteio da Estátua de Santo Antonio em Junho 2016

Convidamos você a participar das homenagens do site “Raízes Espirituais” com o “Sorteio da Estátua de Santo Antonio em Junho 2016.”

LER

O amor está no ar no site "Raízes Espirituais"

Em Junho 2016 o amor está no ar

Em Junho 2016 o amor está no ar no site “Raízes Espirituais” com promoções para você ficar ao lado de seu amor e quem ainda não tem um amor vai encontrar! Junho 2016 na Umbanda é o mês do amor e vai trazer até você a energia do amor no “Dia dos Namorados” que é seguido por datas comemorativas muito importantes na Umbanda como o “Dia […]

LER

Obá, orixá feminina muito temida

Obá orixá feminina muito temida

Obá orixá feminina muito temida e considerada mais forte que muitos orixás masculinos, pois Obá venceu em luta Oxalá, Xangô e Orumilá.

LER

Dia 24 de maio é dia de Santa Sara Kali

Estátua Cigana

Obter uma estátua cigana para irradiar energia positiva em sua residência é um dos mais poderosos meios de proteção e limpeza espiritual doméstica.

LER

Entidades Cigan as e Santa Sara Kali

Entidades Ciganas e Santa Sara Kali

Entidades Ciganas da Umbanda são homenageadas no “Dia Nacional dos Ciganos”, 24 de maio, dia dedicado a Santa Sara Kali, Padroeira dos Ciganos.

LER

Santa Sara - protetora das gávidas

Santa Sara – Protetora das Grávidas

Santa Sara Kali é a Protetora dos Ciganos e também Protetora das Grávidas, é ela quem ampara e vem ao encontro daquelas que tem dificuldade para engravidar.  

LER

Ajuda espiritual da Falange Cigana na crise financeira

Na crise financeira peça ajuda espiritual Cigana

Tempos de crise financeira pedem a ajuda espiritual especial da Falange Cigana, que abrem caminhos para ganhar dinheiro e obter oportunidades profissionais.

LER

Oração a Santa Sara Kali em 25 de maio

Oro a Santa Sara para achar o grande amor

Oro a Santa Sara para achar o grande amor de minha vida ou manter o que já tem. Peça com fé a padroeira do Povo Cigano e obtenha suas graças!

LER