Benzimento, benzedura ou benzeção: um grande dom dos Pretos Velhos

A prática do benzimento, também conhecida como benzedura ou benzeção, é uma das principais marcas das entidades conhecidas como Pretos Velhos na Umbanda.

Como surge a prática do benzimento?

Esse dom de benzer advém da época da escravidão. Grande parte dos africanos trazidos como escravos ao Brasil detinham profundos conhecimentos espirituais inerentes às religiões africanas, como o candomblé.

Com o passar dos anos, sem outra alternativa para se tratarem e se cuidarem, foram aprendendo a utilizar as plantas e ervas locais; além de uma variedade de objetos ritualísticos.

Com a junção de todos esses conhecimentos e o contato com diversos credos e religiões, como a cristã e a indígena; escravos que alcançavam uma idade mais avançada tornavam-se detentores de grandes poderes; capazes de promover rituais de curas físicas e espirituais.

Como ter os benefícios do Benzimento?

Até os dias de hoje, ainda é possível encontrar benzedeiros e benzedeiras, herdeiros desta tradição passada de pais e mães para filhos; que auxiliam no tratamento dos mais diversos males em suas comunidades.

Também, nos terreiros de Umbanda, as entidades conhecidas como Pretos Velhos, que são divindades purificadas de antigos escravos africanos; seguem realizando seu trabalho de caridade e de cura com o benzimento

Realizam trabalhos espirituais, passes e benzimentos nas pessoas que os procuram; para solucionar problemas que os afligem, seja no campo espiritual ou físico.

Como é feito o Benzimento?

Seja pessoa ou entidade, cada um tem suas preferências por determinados objetos, ervas ou gesticulação; os quais funcionam como um canal para trocar para movimentar a energia da pessoa a ser benzida; promovendo o alívio e melhora dos problemas físicos e espirituais de cada pessoa.

O benzimento pode ser feito com galhos de ervas específicas, rosário (de preferência feito de madeira ou com sementes de lágrimas de Nossa Senhora); gestos como sinal da cruz ou estalar de dedos, assobios, baforadas de cachimbo ou charuto, água comum ou água benta, rezas e invocações, etc..

Em casos mais sérios e mais complicados como quebra de feitiço, necessidade de abertura de caminhos financeiros; casos que demandem descarrego e limpeza espiritual, etc, o benzimento pode não ser suficiente.

Nesses casos, o Preto Velho encaminhará a pessoa para a realização de oferendas aos Pretos Velhos; ou trabalhos espirituais específicos para cada caso; ou ainda indicar banhos, simpatias e defumações para que a pessoa realize em casa.

OBS: Em caso de problemas de saúde, o benzimento com Pretos Velhos, apesar de muito forte e poderoso; não substitui tratamentos médicos adequados. Nem todo caso de saúde pode ser resolvido apenas com benzimento. Mesmo realizando o benzimento, não se deve abrir mão de consultar um médico.

Maio é o mês de homenagem aos amados Pretos Velhos, que nos auxiliam durante todo o ano; orientando e distribuindo graças através dos trabalhos espirituais.

Por isso; convidamos você a louvar essas entidades de luz da Umbanda, nas homenagens do site “Raízes Espirituais” aos amados Pretos Velhos. Participe!

Saiba mais

Obrigação anual aos Pretos Velhos – é aberta ao púbico e, convidamos você; a participar dos trabalhos espirituais para aumentar nossa corrente de força.

Saiba tudo sobre os Pretos Velhos – são entidades de luz da Umbanda que tem uma evolução espiritual muito alta; e com seu cachimbo nos dá passes tratando males do corpo e da alma.

Aprenda os nomes mais comuns de Pretos Velhos na Umbanda; – Os Pretos Velhos na Umbanda podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Avó, Avô, no entanto, são todos Pretos-Velhos.

Faça já sua consulta ao jogo de Búzios