Itan (lenda) que conta como Iemanjá se tornou a rainha das águas

Itan (lenda) que conta como Iemanjá se tornou a rainha das águas. Iemanjá é a deusa do mar, que recusa-se a voltar do mar, para ficar longe de homens e de tudo que a aflige. Mas também é a Mãe de todas as cabeças, Mãe da Vida. Odoyá!!!

Iemanjá era a filha de Olokum, a deusa do mar. Em Ifé, ela tornou-se a esposa de Olofin-Odudua, com o qual teve dez filhos. Estas crianças receberam nomes simbólicos e todos tomaram-se orixás. (…) De tanto amamentar seus filhos, os seios de Iemanjá tornaram-se imensos.

Cansada da sua estadia em Ifé, Iemanjá fugiu na direção do “entardecer-da-terra”, como os iorubas designam o Oeste, chegando a Abeokutá. Ao norte de Abeokutá, vivia Okere, rei de Xaki. Iemanjá continuava muito bonita. Okere desejou-a e propôs-lhe casamento. Iemanjá aceitou mas, impondo uma condição, disse-lhe: “Jamais você ridicularizará da imensidão dos meu seios.” Okere, gentil e polido, tratava Iemanjá com consideração e respeito.

Mas, um dia, ele bebeu vinho de palma em excesso. Voltou para casa bêbado e titubeante. Ele não sabia mais o que fazia. Ele não sabia mais o que dizia. Tropeçando em Iemanjá, esta chamou-o de bêbado e imprestável. Okere, vexado, gritou: “Você, com seus seios compridos e balançantes! Você, com seus seios grandes e trêmulos!” Iemanjá, ofendida, fugiu em disparada.

Certa vez, antes do seu primeiro casamento, Iemanjá recebera de sua mãe, Olokum, uma garrafa contendo uma poção mágica pois, dissera-lhe esta: “Nunca se sabe o que pode acontecer amanhã. Em caso de necessidade, quebre a garrafa, jogando-a no chão.” Em sua fuga, Iemanjá tropeçou e caiu. A garrafa quebrou-se e dela nasceu um rio.

As águas tumultuadas deste rio levaram Iemanjá em direção ao oceano, residência de sua mãe Olokum. Okere, contrariado, queria impedir a fuga de sua mulher. Querendo barrar-lhe o caminho, ele transformou-se numa colina, chamada, ainda hoje, Okere, e colocou-se no seu caminho. (…) Iemanjá, vendo assim bloqueado seu caminho para a casa materna, chamou Xangô, o mais poderoso dos seus filhos.

“Kawo Kabiyesi Sango, Kawo Kabiyesi Obá Kossôl”

“Saudemos o Rei Xangô, saudemos o Rei de Kossô!”

Xangô veio com dignidade e seguro do seu poder. Ele pediu uma oferenda de um carneiro e quatro galos, um prato de “amalá”, preparado com farinha de inhame, e um prato de “gbeguiri”, feito com feijão e cebola. E declarou que, no dia seguinte, Iemanjá encontraria por onde passar. Nesse dia, Xangô desfez todos os nós que prendiam as amarras da chuva. Começaram a aparecer nuvens dos lados da manhã e da tarde do dia. (…) Quando todas elas estavam reunidas, chegou Xangô com seu raio. Ouviu-se então: Kakara rá rá rá … Ele havia lançado seu raio sobre a colina Okere. Ela abriu-se em duas e, suichchchch …

Iemanjá foi-se para o mar de sua mãe Olokum. Aí ficou e recusa-se, desde então, a voltar em terra. Seus filhos chamam-na e saúdam-na: “Odo Iyá, a Mãe do rio, ela não volta mais. Iemanjá, a rainha das águas, que usa roupas cobertas de pérolas.”

Ela tem filhos no mundo inteiro. Iemanjá está em todo lugar onde o mar vem bater-se com suas ondas espumantes. Seus filhos fazem oferendas para acalmá-Ia e agradá-la.

Odô Iyá, Yemanjá, Ataramagbá Ajejê lodôl Ajejê nilêl “Mãe das águas, Iemanjá, que estendeu-se ao longe na amplidão. Paz nas águas! Paz na casa!”

Fonte: Lendas Africanas dos Orixás, de Pierre Verger Fatumbi.

 

PARTICIPE DA OFERENDA COLETIVA A ORIXÁ IEMANJÁ

Em 2018, no dia 5 de fevereiro realizaremos uma oferenda coletiva a Orixá Iemanjá. Quem desejar participar, deve enviar em um único e-mail o nome completo e data de nascimento. Descreva em poucas palavras a graça que deseja alcançar. E especifique que seus pedidos são para as oferendas a Orixá Iemanjá. Em seguida faremos, a impressão de seu pedido e ele irá acompanhar as oferendas que Mãe Makena fará a esta Orixá.

As oferendas serão entregues a partir das 21h do dia 5 de fevereiro.  Os seus pedidos devem ser enviados até às 18h do dia 5 de fevereiro, através do formulário clicando no botão de contato abaixo. No campo assunto, escolha a opção “participação em oferenda”.

REALIZE UMA OFERENDA PARTICULAR A ORIXÁ IEMANJÁ

Você deve entrar em contato por meio do formulário abaixo. Na mensagem, informe seu desejo de participar com oferendas próprias que não são gratuitas.

As taxas cobradas são diferenciadas devido aos materiais utilizados nas oferendas.

Oferendas gratuitas ou particulares serão entregues no dia 5 de fevereiro, às 21h.

Trabalhos Especiais para IEMANJÁ em 05 DE FEVEREIRO

Trabalhos espirituais especiais para engravidar, trabalhos especiais para o amor, incluindo amarração de amor e trabalho espiritual para trazer seu amor de volta. Iemanjá pode ser invocada para ajudar durante o parto, pois é a deusa da fertilidade. É a protetora dos bebês e das gestantes, ela é a eterna mãe. Iemanjá é a padroeira dos amores, é muito solicitada em casos de paixões conflituosas, tudo pode ser conseguido caso ela consinta. Iemanjá exerce fascínio nos homens, com sua beleza incomparável, seus longos cabelos, feições delicadas, corpo escultural e muito vaidosa. Dia ideal para os filhos de Iemanjá prestarem homenagens a sua Orixá, para agradecer sua proteção e benção e firmar seus desejos. Trabalhos para esta data ou qualquer outro trabalho espiritual para Iemanjá podem ser agendados com bastante antecedência sob consulta prévia com a Mãe Makena. Consulte-nos!

SAIBA MAIS

O culto a Iemanjá, Rainha dos Mares e Mãe de todas as cabeças! – Iemanjá é o orixá feminino das águas e mares, regente absoluta dos lares, Mãe e protetora de todas as cabeças. Confira um banho de Iemanjá para abrir os caminhos – Confira um banho de Iemanjá para abrir os caminhos e alcançar as conquistas que deseja. Aprenda uma defumação de Iemanjá para harmonizar as energias em casa – Neste dia de Iemanjá, 2 de fevereiro, aprenda uma defumação desta orixá, para limpar as energias negativas e harmonizar as relações entre seus familiares.

DESCUBRA QUAL É O SEU ORIXÁ

Jogo de Búzios antes da amarração de amor
Consulta ao Jogo de Búzios
Para aqueles que necessitam de um atendimento individual para descobrir qual é o orixá e entidades regentes pedimos que encaminhe sua mensagem para marcar uma consulta espiritual e entraremos em contato.