Orixá regente errado na feitura ou jogo: por que isto ocorre?

Afirmações como “O pai/Mãe de Santo me deu o orixá regente errado no Jogo de Búzios” ou “fui feito no Orixá regente errado” não são raras no mundo das religiões afro-brasileiras. Mas por que isso ocorre?

Orixá regente errado

Quase todas as pessoas que têm algum contato com alguma religião de matriz africana; ficam bastante curiosas em saber quais são seus Orixás regentes; o de Frente e o Adjuntó, e outros mais se possível.

Nessa busca, às vezes entre um terreiro e outro (ou outros), a pessoa acaba recebendo diferentes orixás, em diferentes consultas. Mas por que isso ocorre?

Será por incompetência de um dos Pais/Mães de Santo? Não se pode excluir essa hipótese mas há outras explicações antes se acusar um sacerdote de “enganador” ou incompetente.

Como se descobre o Orixá regente?

Para se descobrir quais são os Orixás regentes de uma pessoa, em primeiro lugar deve-se procurar um sacerdote de confiança que possa realizar o Jogo de Búzios. Apenas pessoas iniciadas na religião e com um certo tempo de desenvolvimento têm autorização de jogar os búzios.

Um Pai/Mãe de Santo honesto e competente pode identificar um Orixá regente errado?

Ainda que um Pai/Mãe de Santo, preparado e competente para realize o jogo de búzios, consulte quais são seus Orixás; alguns fatores podem interferir no resultado do jogo.

Podem ser tanto fatores pessoais que estejam ocorrendo na vida do consulente; quanto fatores referentes ao segmento ou vertente específica da religião seguida pelo sacerdote consultado.

O Orixá Regente pode dar frente a um outro Orixá para ajudar seu filho

Cada Orixá do panteão africano rege diferentes energias da natureza e do mundo e influenciam nossa vida de diferentes formas. Por isso, em determinadas situações da vida de uma pessoa, o Orixá regente pode ceder a frente a um outro Orixá da hierarquia de uma pessoa.

Isso porque este outro Orixá tem uma energia mais adequada a ajudar o filho mediante situações que ele esteja vivendo em sua vida.

Quando a vida pessoal do consulente possibilita a leitura do Orixá Regente errado?

Um exemplo seria uma pessoa regida respectivamente por Ogum, Iemanjá e Omulú. Num momento em que essa pessoa estiver passando por sérios problemas de saúde; Omulú pode tomar a frente para “segurar” a saúde da pessoa.

Ou num momento em que alguém acaba de ser mãe, Iemanjá pode tomar a frente; trazendo a energia maternal para lidar com essa nova condição.

Se, em um desses momentos citados, a pessoa for se consultar para descobrir seu Orixá; pode ocorrer de o Pai/Mãe de Santo ver este Orixá que tomou a frente da cabeça do consulente

E isso não se trata de um erro no jogo; mas de uma influência do momento pessoal pelo qual a pessoa está passando.

Quando a vertente religiosa seguida pelo Pai/Mãe de santo influencia num resultado de Orixá Regente errado?

É necessário sempre lembrar que cada religião de matriz africana do Brasil e suas diferentes vertentes e, ainda, casa terreiro; podem apresentar distinções significativas em suas práticas e culto aos Orixás.

Por exemplo, há casas onde não se faz a feitura de um homem tendo Nanã como Orixá de frente. Ou seja, se esse homem se consulta em diferentes terreiros para descobrir seu Orixá; pode ocorrer de, em terreiro um ele ser considerado filho de Nanã com Oxumarê, e, num outro, filho de Oxumarê com Nanã.

Se uma pessoa é filha e Ewá ou Obá, Orixás raros, e vai se consultar em um terreiro cuja vertente não cultua essas Orixás; pode ocorrer de o Pai/Mãe de santo identificar como Orixá de frente Iansã ou Oxumarê; pois são Orixás com energias muito próximas às de Obá e de Ewá, respectivamente.

Há também algumas vertentes de religião que alguns Orixás sempre “andam juntos”, pois suas energias se complementam. Seria o caso dos Orixás Ogum e Oxaguiã, Iemanjá e Oxalufã, dentre outros…

Ao jogar os búzios, o Pai/Mãe de Santo pode sentir as duas energias junto ao consulente; e se confundir na definição do Orixá de frente.

Não por incompetência ou falta de atenção; mas porque são casos que realmente exigem mais tempo e desenvolvimento junto ao terreiro.

E, às vezes, demandam várias consultas aos búzios; até que fique claro ao Pai/Mãe de Santo qual o Orixá de frente de fato.

A identificação do Orixá regente errado pode se tornar um problema?

Uma identificação equivocada do Orixá regente de uma pessoa pode não trazer nenhuma consequência.

No entanto, em casos de complicada identificação do Orixás como nos citados acima; uma iniciação na religião às pressas; seja por pressa do filhos de santo, seja por pressa do Pai/mãe de santo; pode ser desastrosa para a pessoa iniciada.

A pressa em se fazer o santo, nesses casos, pode levar a uma feitura no Orixá regente errado; trazendo graves consequências para o filho de Santo e para a casa onde ele se iniciou.

Imagine um filho de Oxalá que comece a usar dendê, seja como alimento ou em oferendas a um Orixá errado. A quizila de Oxalá com esse alimento pode gerar sérias desordens para a pessoa, na vida e na saúde

Essa feitura errada pode gerar um enorme desequilíbrio na vida do filho de santo.

Pode afetar sua vida em todos aspectos e também a todos a sua volta, inclusive a casa/terreiro onde se iniciou e frequenta.

Como confiar na definição dada sobre seus Orixás de frente?

Sempre é importante, ao buscar um Pai/Mãe de Santo para descobrir seus Orixás, que se procure pessoas experientes; com referências boas e confiáveis. No entanto, como se pôde observar acima; há casos em que o mais experiente dos Pais/Mães de Santo se enganará no resultado dessa consulta. Portanto, às vezes será necessário, principalmente se a pessoa deseja se iniciar na religião; realizar várias consultas até que se tenha certeza absoluta de quais são seus Orixás Regentes.

Saiba mais sobre a Umbanda

Quartinha – Fundamento, Uso e Consagração na Umbanda – A quartinha tem fundamentos que muitos desconhecem e; podem ser usadas em residências ou locais de trabalho para descarrego e proteção. Confira no artigo.

Atabaques Rum, Rumpi e Lê – Sons do axé dos Orixás da Umbanda – Os atabaques tem grande importância; pois são condutores dos sons que harmonizam o transe dos médiuns e comandam todos os rituais do culto umbandista.

Saiba como os 3 primeiros Orixás que nos regem influenciam nossa vida – parte 1 / parte 2 / parte 3

Faça já sua consulta ao Jogo de Búzios!